Durante a sua visita a Itália, o Ministro da Defesa da Argentina, Jorge Taiana, visitou a fábrica da Leonardo Helicopters e assinou uma carta de intenções para a aquisição de oito helicópteros AW109, para reforçar as capacidades da Marinha Argentina em suas tarefas de patrulhamento da Zona Econômica Exclusiva (ZEE).
O chefe da pasta de Defesa disse que “Na Argentina nossos navios de patrulha oceânica precisam ter helicópteros leves que possam entrar nos hangares dos OPV. Estamos convencidos de que a Leonardo é a empresa certa para adquirir estes helicópteros.
A aquisição de oito helicópteros leves AW109 da Leonardo para a Marinha Argentina e o Comando Marítimo Conjunto, ampliará as capacidades de controle e vigilância da área marítima sob jurisdição argentina, uma vez que este sistema é adequado para embarcar nos OPV.
O helicóptero multiuso AW109 é um helicóptero médio bimotor que pode ser configurado para cumprir diversas funções, tanto de vigilância e Serviços Médicos de Emergência quanto de Busca e Salvamento (SAR), tarefas para as quais possui um guincho lateral que facilita as evacuações aéreas. Tem capacidade para um piloto e um copiloto e seis tripulantes, podendo operar durante três horas, num alcance de cerca de 574 Km.
A cooperação entre Argentina e Itália em matéria de Defesa remonta a 1992, quando foi assinado em Roma, o Acordo de Cooperação em Defesa, que entrou em vigor em 1997, que estabelece os princípios orientadores da cooperação mútua no setor produtivo e aquisição de capacidades relacionadas com equipamentos de defesa.
Durante sua visita à Itália, o Ministro da Defesa também manteve uma reunião bilateral com seu homólogo italiano, Guido Crosetto, no Palácio do Exército, para fortalecer a cooperação em produção e defesa, treinamento e apoio antártico.
FONTE: Ministerio de Defensa