Em meados de agosto de 2022, a USAF (Força Aérea dos EUA) aceitou quatro aeronaves de teste MH-139A Grey Wolf, poucas semanas depois que a Boeing concluiu a Certificação de Tipo da Federal Aviation Administration (FAA), necessária para o MH-139A alcançar o voo militar.
Essas realizações permitem que a Força Aérea realize testes de capacidades militares críticas do MH-139A, a medida que o programa avança em direção ao Marco C.
A aeronave passou por rigorosos testes de aceitação, conduzidos pelo Air Force Global Strike Command (AFGSC) Detachment 7 e pelo 413th Flight Test Squadron.
“O helicóptero AW139 de Leonardo tem um impressionante pedigree de desempenho em múltiplas missões nos domínios civil, público e militar”, disse o tenente-coronel Josh Hallford, chefe de Padronização e Avaliações do MH-139 no Test Detachment 7. “As redundâncias do sistema e o desempenho físico da aeronave mostram um grande potencial para melhorar a infinidade de missões que foram cobertas pelo venerável Huey por tanto tempo. Estamos empolgados para testá-lo e descobrir o que ele realmente pode fazer”.
O MH-139A Gray Wolf substituirá a frota de aeronaves UH-1N da Força Aérea, oferecendo um aumento significativo de capacidade em velocidade, alcance, resistência, carga útil e capacidade de sobrevivência.
A USAF vai adquirir 80 helicópteros MH-139A, dispositivos de treinamento e equipamentos de apoio associados. O MH-139A fornecerá transporte aéreo e suporte a quatro grandes comandos da Força Aérea e outras agências operacionais, incluindo AFGSC, Air Education and Training Command, Air Force Materiel Command, Air Force Reserve Command e o Air Force District of Washington.
FONTE: USAF