O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, visitou nesta segunda-feira (19), junto à presidenta Dilma Rousseff e sua comitiva, a empresa sueca Saab, que desenvolve o projeto do caça Gripen NG.
Na oportunidade, a comitiva presidencial conheceu as etapas de produção, a linha de montagem da aeronave e as demais instalações da fábrica. Durante a visita, Rebelo encontrou-se com os 46 engenheiros brasileiros, sendo 44 da Embraer e 2 da AEL Sistemas. Esses profissionais são os precursores do processo de transferência de tecnologia do Gripen para o Brasil. No total, mais de 200 engenheiros serão enviados à Suécia com esse objetivo.
Ainda nesta data, o ministro Rebelo viajou com a comitiva presidencial para Helsinque, capital da Finlândia, onde se reúne com o ministro da Defesa finlandês, Jussi Niinistö, para tratar de acordos. O objetivo do encontro é intensificar as relações bilaterais para a promoção da cooperação na área da defesa, especialmente nos setores de pesquisa e desenvolvimento, apoio logístico, material e serviços de defesa.
Os dois ministros também irão discutir o compartilhamento de conhecimentos e experiências nas áreas científica e tecnológica e a colaboração em assuntos relacionados a sistemas e equipamentos no domínio da defesa, incluindo o uso de equipamento militar produzido nos dois países.
FONTE: Asscom