Nada domina os céus como um míssil ar-ar Meteor além do alcance visual. Reconhecendo isso, a Coreia do Sul cooperou com a MBDA para integrar o Meteor em seu caça de próxima geração, o KF-21 Boromae. Essa parceria ao redor do mundo demonstrou como o espírito de cooperação internacional da MBDA pode entregar integrações complexas de aeronaves em tempo recorde.
O Meteor é o Beyond Visual Range Air-to-Air Missile (BVRAAM) mais avançado em serviço, com seu exclusivo motor ramjet que lhe dá maior alcance e desempenho cinemático, comparado com qualquer outro míssil.
Enquanto outros mísseis planam sem energia na maior parte do voo, desacelerando e perdendo a manobrabilidade conforme avançam, o ramjet do Meteor impulsiona o míssil direto para o alvo. Isso significa que simplesmente não há escapatória para um caça, enquanto o Meteor que se aproxima.
Integrar o Meteor em uma nova plataforma é um desafio complexo, que exige o domínio de muitas habilidades de engenharia, incluindo aerodinâmica, engenharia mecânica, radar, datalink e engenharia de software, e exigiu uma parceria próxima entre a MBDA e Korea Aerospace Industries (KAI), e o Defense Acquisition Program Administration (DAPA) da Coreia. Tudo isso somado aos desafios mais humanos de trabalhar em diferentes idiomas, culturas e fusos horários, e sob considerável pressão de tempo. Graças ao modelo multinacional exclusivo da MBDA e à vasta experiência de trabalho extra fronteiras, e à excelente engenharia e gerenciamento de cronograma da KAI, uma parceria altamente bem-sucedida foi formada para entregar este projeto estratégico apoiando a segurança nacional e a prosperidade conjunta.
O trabalho conjunto atingiu tal nível de proximidade que, quando o KF-21 fez seu primeiro voo, em julho de 2022, ele o fez equipado com quatro mísseis Meteor, uma conquista inédita. A parceria continuou a progredir rapidamente, passando para testes de ejeção em 2023 e culminando em uma série de testes de disparo bem-sucedidos no início de 2024 que confirmaram o desempenho do Meteor no KF-21.
Agora o projeto entrou em seu próximo estágio com a fase principal de fabricação agora contratada para garantir que a Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) receba seus primeiros mísseis Meteor operacionais a tempo para a data inicial de serviço do KF-21. A ROKAF também terá o potencial de se beneficiar de um estoque comum de mísseis Meteor entre o KF-21 e o F-35, pois ambos usarão o Meteor desenvolvido para transporte interno.
A parceria entre MBDA, DAPA, ROKAF e KAI exemplificou o espírito da MBDA, fornecendo capacidades de liderança mundial por meio da cooperação internacional, e um trabalho excepcional de engenharia conjunta para entregar uma integração complexa de armas em uma nova e moderna plataforma em tempo recorde.