MBDA desenvolverá míssil para helicóptero Tiger

A Ministra das Forças Armadas da França, Florence Parly, anunciou que a MBDA irá desenvolver o programa Future Tactical Air-Surface (MAST-F) como o principal armamento ar-solo do Exército francês para o helicóptero de ataque Tiger.

A MBDA foi selecionada após propor à Direction Générale de l’Armement (DGA) seu conceito MHT/MLP (Missile Haut de Trame/Missile Longue Portée) que se baseia nas tecnologias do MMP de médio alcance, o primeiro míssil de combate terrestre de 5ª geração a entrar em serviço em todo o mundo. Sua arquitetura modular permitirá a fácil integração do MHT/MLP em uma variedade de plataformas de combate, além do Tiger.

O MHT/MLP é caracterizado por sua alta eficácia operacional. Pesando 20% menos do que outros mísseis em sua categoria, proporciona uma economia de peso de quase 100 kg para o helicóptero Tiger, que pode transportar até oito mísseis em configuração de combate. Explorar essa redução de peso aumenta a capacidade de combustível do Tiger e, portanto, sua permanência em combate, com um ganho significativo em “Playtime”.

O MHT/MLP tem um alcance de mais de 8 km, mesmo quando disparado de uma plataforma estacionária em baixa altitude. Sua ogiva, de múltiplos efeitos, pode lidar com uma ampla variedade de alvos, desde os modernos blindados até infraestrutura de combate reforçada. O MHT/MLP pode ser empregado de dia ou a noite, inclusive no modo Beyond-Line-Of-Sight (BLOS), com um link de dados bidirecional que envia imagens do buscador optrônico visível e infravermelho de alta resolução do míssil de volta ao operador. A tripulação do Tiger pode usar essas imagens para escolher o ponto de impacto do míssil ou para selecionar um novo alvo em voo, tornando a arma adequada para situações de campo de batalha fluidas.

FONTE: MBDA

Sair da versão mobile