Por Guilherme Wiltgen
A Marinha Portuguesa enviou hoje o quinto, e último, Super Lynx Mk95 para modernização na Leonardo Helicopters, sediada em Yeovil, no Reino Unido.
O Super Lynx 19203, pertencente a Esquadrilha de Helicópteros, sediada na Base Aérea nº6, vai se juntar aos outros quatro que já se encontram em diferentes fases de modernização no Reino Unido.
O programa, muito similar ao que está sendo conduzido no Super Lynx da Marinha do Brasil, visa a atualização dos cinco helicópteros de forma a manter a capacidade operacional da Marinha portuguesa com modificações estruturais decorrentes da instalação dos novos motores LHTEC CTS800-4N, novo painel “Full Glass Cockpit”, upgrades dos aviônicos, do sistema de navegação e introduzidos sistemas atualizados de navegação inercial, de forma a se adequar aos requisitos de desempenho e interoperabilidade no programa “céu único europeu”.
O primeiro hélicóptero modernizado realizou seu voo inaugural em 14 de Fevereiro e a sua entrega está prevista para ocorrer ainda esse ano.
Após passarem pelo processo de modernização, os helicópteros portugueses serão denominados Mk95A.
FOTOS: Marinha Portuguesa