Marinha francesa muito próxima de adquirir o Advanced Hawkeye

O Departamento de Estado dos EUA aprovou a potencial venda de três aeronaves de Alerta Aéreo Antecipado (AEW) Northrop Grumman E-2D Advanced Hawkeye para a Marinha da França, via FMS (Foreign Military Sales), cujo o acordo é de cerca US$ 2 bilhões.

Além das aeronaves AEW, e de seus radares Lockheed Martin APY-9, a venda proposta também incluirá quatro motores Rolls Royce T56, sobressalentes, equipamento de autoproteção e serviços de logística e suporte.

Atualmente, a marinha francesa opera três E-2C no seu único porta-aviões, o PAN Charles de Gaulle (R 91), e que estão entre 16 e 22 anos de serviço ativo.

“A venda proposta melhorará a capacidade da França de enfrentar ameaças atuais e futuras, fornecendo à sua força naval uma capacidade contínua de suas atuais aeronaves E-2C Hawkeye”, observa a Agência de Cooperação em Segurança e Defesa dos EUA (DSCA).

Se concretizada a compra do Advanced Hawkeye, Paris seguiria o exemplo dos EUA e do Japão, que já empregam a última versão da aeronave AEW.

FOTOS: US Navy e Marine Nationale

Sair da versão mobile