Por Guilherme Wiltgen
No dia 18/08, a Marinha do Brasil, por intermédio da Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), e a empresa brasileira Stella Tecnologia assinaram um Memorando de Entendimento para avaliação de um Sistema Aéreo Remotamente Pilotado Embarcado (SARP-E) com capacidade de operar a partir do Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico (A 140).
O SARP Albatroz foi desenvolvido pela Stella Tecnologia visando justamente a operações embarcada em navio aeródromo ou a partir de pistas não preparadas. Após estudar as características do convôo do Capitânia da Esquadra, a Stella desenvolveu o SARP-E com um trem de pouso com bequilha dupla e um dispositivo de parada para pouso a bordo.
A bequilha dupla foi pensada e desenvolvida pela Stella para que durante a decolagem e o pouso, o SARP-E não venha a perder o controle ao passar pelas buricas no convoo.
O Albatroz possui 7 metros de envergadura, 4 metros de comprimento e autonomia para operar por 25 horas.