Marinha dos EUA se prepara para interceptações ‘inseguras’ de rivais americanos




Por Ryan Pickrell

As aeronaves militares americanas são rotineiramente interceptadas por caças russos e chineses no espaço aéreo internacional, e isso pode ser uma experiência chocante, especialmente se o encontro for “inseguro”. Interceptações que os EUA e a OTAN caracterizam como “inseguras e não profissionais” não são a norma, mas são uma parte considerável de todos esses encontros aéreos.

“Eu vejo muito”, disse a capitã da Marinha dos EUA Erin Osborne, do Wing Ten, à Insider. Três vezes em dois meses este ano, os caças russos Su-35 “sem segurança” interceptaram as aeronaves de patrulha e reconhecimento marítimo P-8A da Marinha dos EUA sobre o mar Mediterrâneo.

Em um exemplo, um caça russo conduziu uma manobra invertida de alta velocidade a apenas 25 pés de distância da aeronave americana, um movimento que poderia ter saído direto do filme “Top Gun”. Em outra hipótese, duas aeronaves táticas fecharam nos dois lados do P-8, restringindo sua capacidade de manobrar com segurança.

Caça russo Su-35 ao lado do P-8A da Marinha dos EUA – Foto US Navy

O Boeing P-8A Poseidon é uma aeronave 737-800ERX militarizada, com nove tripulantes, armada com torpedos e sensores de última geração. Eles são construídos para realizar missões de vigilância marítima e guerra antissubmarina.

Sucessor do P-3 Orion da Lockheed, o P-8 fornece recursos avançados de inteligência marítima, vigilância e reconhecimento e estão entre os melhores caçadores de submarinos do mundo. As equipes do P-8 patrulham regularmente os mares, rastreando submarinos, apoiando missões de interdição de drogas, coletando informações e realizando operações de busca e salvamento. Outra parte do trabalho às vezes é interceptada por aviões militares estrangeiros. “Esperamos ser interceptados. Espero que eles saiam e olhem para nós e vejam o que estamos fazendo”, disse Osborne, que supervisiona o treinamento, tripulação e equipamento dos esquadrões de P-8 da Marinha.

Caça EA-18G Growler realiza treinamento de interceptação com um P-8A – Foto US Navy

Ela disse que “a maioria das nossas interações com outros militares é muito profissional”, as equipes do P-8 não entram em uma situação com a presunção de que uma interceptação será insegura. Mas eles estão preparados para essa possibilidade.

“Se você nunca foi interceptado, pode ser desconcertante porque você não está acostumado a ter alguém tão próximo da sua aeronave”, disse Osborne. “Nós treinamos para que a equipe se sinta confortável com isso”.

A Marinha dos EUA usa sua própria aeronave tática, como o EA-18G Growler, retratado na foto acima de um exercício de treinamento recente, para expor as equipes do P-8 às manobras que eles possam ver. Durante o treinamento, a aeronave tática se formará junto ao P-8 para ajudar as tripulações a entender o quão perto é uma interceptação. “Queremos que eles entendam o que é inseguro, o que não é profissional”, explicou Osborne. Eles demonstrarão, por exemplo, uma aproximação insegura, que é quando uma aeronave está se aproximando do P-8, mas de repente corta por baixo da aeronave. “Se alguém nunca viu isso antes, não entenderá o que está vendo”, disse Osborne.

Durante uma interceptação, independentemente de ser insegura ou não, a tripulação do P-8 tem opções muito limitadas, pois o P-8 não possui a capacidade de manobra de uma aeronave tática em aproximação. “Não podemos prever o que eles farão. A única coisa que podemos fazer é nos tornar previsíveis para eles”, disse Osborne, explicando que a equipe mantém velocidade, curso e altitude constantes. “Realmente não há muito mais que você possa fazer.”

Caça EA-18G Growler conduz intercpetação com um P-8A – Foto US Navy

“Se eles estão fazendo um tonneau barril sobre o seu avião, não há nada que possamos fazer. Não há literalmente nenhuma manobra que nos tire disso”, disse ela ao Insider.

Osborne disse que as interceptações são normalmente assuntos silenciosos, embora sempre exista a possibilidade de comunicação não verbal, como contato visual ou gestos com as mãos, entre a aeronave americana e a aeronave interceptadora.

Quanto tempo dura uma interceptação pode variar bastante de acordo com o incidente, mas eventualmente a aeronave segue caminhos separados, com todos os envolvidos retornando para casa com segurança na maioria dos casos. Houve tragédias, no entanto. Em 2001, por exemplo, um par de caças J-8 chineses interceptou um avião de SIGINT EP-3E Ares II a cerca de 70 milhas de Hainan. Um dos J-8 colidiu com o avião da Marinha dos EUA, resultando na morte do piloto chinês Tenente Cdr. Wang Wei e forçando o EP-3E a fazer um pouso de emergência na China.

EP-3E Aries II sendo embarcado para os EUA

Tais incidentes são extremamente raros, pois a maioria das interceptações, sejam caças furtivos dos EUA que interceptam bombardeiros russos perto do Alasca ou caças estrangeiros que interceptem aviões dos EUA em vários lugares do mundo, geralmente são seguros e profissionais.

FONTE: Business Insider

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

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