Marinha do Brasil recebe hangar para criação de novo Esquadrão Distrital em Belém

A Marinha do Brasil (MB) e a Força Aérea Brasileira (FAB) assinaram, no dia 08 de novembro, um Acordo de Cooperação para que o Comando do 4º Distrito Naval (4ºDN) utilize o hangar da Guarnição de Aeronáutica de Belém, na ALA 9, a fim de criar um Esquadrão de Helicópteros da Aviação Naval no Estado do Pará.



O acordo ainda tem como propósito o intercâmbio de militares, experiências e informações entre as Forças Armadas.

Esta conquista visa incrementar também as operações de busca e salvamento do 4ºDN na região Amazônica.

“Estamos vivendo um momento histórico: o primeiro passo para a criação de uma futura organização militar da Marinha que será o primeiro Esquadrão de aeronaves na área do 4ºDN. É um fato inédito para a região”, disse o Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho.

Para o Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos, este exemplo de integração vai servir de protótipo para as bases militares de todo o Brasil.

UH-15 Super Cougar do HU-2 operando da Guarnição da Aeronáutica em Belém

As Forças vão ter o compromisso de promover instruções e atividades em comum como cessão de pessoal e material e elaboração de cursos. A ALA 9 se comprometeu a disponibilizar militares para auxiliar o 4ºDN no período de transição e instalação.

Participaram da assinatura do Acordo além do Vice-Almirante Edervaldo e do Brigadeiro do Ar Ricardo, o Chefe do Estado-Maior do 4ºDN, Capitão de Mar e Guerra Dionísio Tavares da Câmara Junior, e o Chefe do Estado-Maior da ALA 9, Tenente-Coronel Rômulo Paixão Moreira.

FONTE E FOTOS: MB



Sair da versão mobile