Por Guilherme Wiltgen
O Departamento de Estado norte-americano aprovou uma possível venda via FMS (Foreign Military Sale) de um lote adicional de três Helicópteros Multi-Emprego (HME) MH-16 Seahawk (Sikorsky S-70B) para a Marinha do Brasil.
O Governo brasileiro solicitou a possível venda que inclui, além das três aeronaves, um Treinador Tático Operacional de Voo, 5 óculos de visão noturna AN/AVS-9, peças de reposição, equipamentos de apoio, ferramentas e equipamentos de teste, treinamento de pessoal e equipamento de treinamento, publicações e documentação técnica.
O contrato tem um custo estimado em US$ 150 milhões e foi anunciado pela a DSCA (Defense Security Cooperation Agency) em 07.10.14.
O MH-16 Seahawk, designação dada ao HME na Marinha do Brasil, já é operado pelo 1° Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1), que possui quatro aeronaves em seu acervo e mais duas em fase final de construção nos Estados Unidos.
Com a concretização desta aquisição, a Marinha do Brasil passará a contar com nove aeronaves deste modelo, utilizadas para missões ASW e ASuW.
NOTA do EDITOR: Conforme apurado pelo DAN, a MB não tem programado novas compras de aeronaves S-70B, permanecendo com o total de seis unidades, 4 entregues e 2 em fase final de construção. Com relação aos equipamentos associados citados acima, estes sim poderão vir a ser adquiridos futuramente.
O DAN ressalta o compromisso e respeito às nossas FA e a correta informação aos nossos leitores.