Marinha do Brasil e AgustaWestland assinam contrato para modernização do Super Lynx

AH-11A

Por Guilherme Wiltgen

A Marinha do Brasil e a AgustaWestland anunciaram a assinatura do contrato para uma grande atualização de meia-vida em oito helicópteros Super Lynx Mk21A. O contrato, avaliado em mais de US$ 160 milhões (€117 milhões), inclui a substituição dos atuais motores pelo LHTEC CTS800-4N, os mesmos que equipam a mais nova versão da família Lynx, o AW159 Wildcat, do sistema navegação, inclusão do Full Glass Cockpit e os aviônicos de missão. Um abrangente pacote de suporte e treinamento, que inclui um dispositivo de treinamento de voo, também faz parte do contrato.

As atividades de atualização terão início em meados de 2015 na fábrica da AgustaWestland, em Yeovil, com o primeiro helicóptero programado para ser entregue ao Esquadrão HA-1 no outono de 2017, e a conclusão dos oito helicópteros previsto para o início de 2019.

Essas atualizações darão a Aviação Naval brasileira uma melhoria significativa em suas capacidades, com melhor desempenho, alcance e eficácia operacional de missão da aeronave.

O programa de atualização fornece evidências da capacidade e expertise da empresa em helicópteros navais, e fortalece ainda mais a parceria de longa data com a Marinha do Brasil, uma das operadoras líderes do helicóptero Lynx, utiizando desde 1978 a versão Lynx Mk-21, similares aos HAS.2 da Royal Navy.

Novos motores

Os motores CTS800-4N, já são utilizados nos Lynx Mk9A do Exército Britânico (AAC), no Super Lynx 300 e no AW159 Wildcat, fornecerá aos Mk21A grandes melhorias de desempenho em ambientes quentes e altos, permitindo aumento da carga útil e uma extensa área de operação.

Novo painel e sensores

O novo painel, full glass cockpit, será totalmente compatível com o uso de OVN (Óculos de Visão Noturna) e complementado por um conjunto de avançados aviônicos, que compreende um processador tático, sistema de navegação baseado em satélite, TCAS, sistema de pouso por instrumento, RWR/ESM integrados, dispensers de contramedidas (Chaff/Flare) e um novo guincho de resgate (Hoist), acionado eletricamente.

NOTA do EDITOR: Esta modernização foi alvo de matéria feita pelo DAN, quando da visita a AgustaWestland em 2013, e sugerida como opção a MB para a modernização dos nossos Super Lynx.

As aeronaves modernizadas receberão a nova designação de AH-11B Super Lynx e já estão sendo carinhosamente chamados de WildLynx, devido as muitas partes em comum que terão com o Wildcat.

BRAVO ZULU HA-1! Vida Longa aos Linces!

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