A Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), com o apoio do Comando da Força de Superfície (ComForSup), da Fragata Liberal (F 43) e do 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (QE-1), realizou, nos dias 27 e 28 de março de 2023, a avaliação do Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) V-Bat 128, da empresa Shield AI/Martin UAV, com o propósito de verificar as capacidades e características do SARP em operações embarcadas.
O V-Bat 128 é uma ARP de decolagem e pousos verticais (VTOL – Vertical Take off and Landing) que elimina a necessidade de equipamentos de lançamento e de recolhimento e possui capacidade de realizar operações em terra e embarcadas. Apresenta comprimento de 2,74 m, envergadura de 2,95 m, autonomia de 10 horas de voo e peso máximo de decolagem de 56,6 kg. A ARP pode ser configurada com diversas cargas úteis, tais como: câmeras eletro-óticas (EO) e MWIR (Middle Wavelength Infrared), AIS (Automatic Identification System) e Radar de Abertura Sintética (SAR).
A disponibilização do sistema pode ser realizada de forma expedita e todos os seus componentes podem ser transportados por um veículo tático leve ou um helicóptero do porte do UH-15.
A condução dos testes em voo pela DAerM contribui para o desenvolvimento e estabelecimento de requisitos para as futuras aquisições do Programa de Obtenção de SARP-E, previsto no Portfólio Estratégico da Marinha.