Por Guilherme Wiltgen
A Marinha do Brasil está adquirindo três aeronaves da Airbus Helicopters modelo H135, que serão destinadas ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1). As aeronaves que estão sendo adquiridas, estão prontas na Airbus Albacete, na Espanha.
O H135 é membro da família de helicópteros de médio porte EC135 da Airbus Helicopters, equipado com um rotor principal não rolamentado, rotor de cauda tipo Fenestron®, modificações no software do motor e uma nova entrada lateral de ar, o H135 permite carga adicional e oferece bom desempenho.
O H135 possui duas opções de motores, ambos são equipados com FADEC, podendo ser o Arrius 2B2PLUS da Turbomeca ou o PW206BB da Pratt & Whitney Canada. Ambos os motores, fornecem um dom desempenho e reserva de potência, mesmo em cenários com apenas um motor em operação, possuindo também baixo nível de consumo de combustível.
O design simples do H135 permite uma manutenção rápida e simplificada, assegurando confiabilidade operacional e baixos custos operacionais. O H135 é referência em custos de manutenção, graças a seus espaçados intervalos de inspeção, com a inspeção intermediária a cada 500 horas de voo e inspeções periódicas a cada 1.000 horas ou três anos.
Uma das aeronaves foi possível identificar como sendo o H135 D-HCBI (EC-037), C/N 1247, utilizada pela TAF Helicopters como aeronave EMS (Emergency Medical service).
Estas aeronaves serão destinadas a substituição do UH-13 Esquilo (Bi-Turbina) e vão compor o destacamento Aéreo Embarcado da Operação Antártica (DAE-OPERANTAR).