O Departamento Filipino de Defesa Nacional (DND) anunciou no dia 17 de março que liberou uma verba de US$ 120 milhões, para financiar a aquisição de dois novos helicópteros de guerra antissubmarino (ASW) para a Marinha das Filipinas ( Philippine Navy – PN).
De acordo com Fernando Manalo, subsecretário de finanças, modernização, instalações e munições, os helicópteros serão adquiridos no âmbito do Programa de Modernização do país. Manalo espera que o processo de aquisição deva ser concluído até o final de 2014.
A Philippine Navy anunciou em dezembro de 2013 que estava considerando o AgustaWestland AW159 Wildcat como o helicóptero marítimo de sua preferência, mas o porta-voz da Philippine Navy, o Lieutenant Commander Gregory Fabic, se recusou a confirmar se de fato o AW159 Wildcat foi selecionado, apenas relatou ao IHS Janes de que a marinha está observando e estudando todas as possibilidades para uma aquisição. O AW159 é a nova versão do helicóptero militar Westland Super Lynx.
Os helicópteros vão operar a bordo das Fragatas BRP Gregorio Del Pilar (PF-15) e BRP Ramon Alcaraz (PF-16)
A Fragata Gregorio Del Pilar foi comissionada em 2011, sendo que uma das suas tarefas a de proteger a zona econômica exclusiva (ZEE) do arquipélago e as suas atividades de extração de petróleo e gás, no Mar do Sul da China. A embarcação já esteve envolvida em uma série de incidentes com navios chineses em águas territoriais, que ambos os países têm reivindicações sobrepostas.
FONTE : janes
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO DE TEXTO : Defesa Aérea & Naval
Nota do Editor : Para conhecer mais sobre o Helicoptero AW 159 Wildcat, clique aqui