Nos últimos quatro anos, foram quatro helicópteros da família Super Puma (AS332 e EC225) que tiveram acidentes graves.
Ontem, 22.10, um EC225 fez um pouso de emergência no mar, durante um voo para uma plataforma de petróleo. Suspeita-se de uma falha na transmissão principal. Todas as 19 pessoas a bordo, 17 passageiros e 2 tripulantes do EC225 foram resgatados em segurança.
O incidente aconteceu a cerca de 32 quilômetros ao sul de Shetland, e o alarme foi dado as 15:30Hs.
O helicóptero havia decolado para a plataforma de perfuração West Phoenix, a oeste de Shetland.
Um porta-voz da CHC disse: “Todos os 17 passageiros e dois tripulantes foram resgatados pelo navio Nord Nightingale”.
Os passageiros do helicóptero elogiaram os pilotos pela forma como lidaram com o acidente.
O vice-presidente regional da CHC para o Mar do Norte, Nick Mair, disse: “Estão em curso planos para a recuperação da aeronave. Estamos mantendo suspensos temporariamente os voos deste mesmo tipo de aeronave (EC225) enquanto não sejam confirmadas e/ou determinadas as causas, pela equipe técnica envolvida no incidente de hoje”.
Histórico da Família Super Puma no Mar do Norte
Em fevereiro de 2009, um EC225 pousou no mar quando na final da aproximação para pousar em uma plataforma de petróleo, por falha da tripulação e de um sistema de alerta a bordo.
Em abril de 2009, um modelo mais antigo, o AS332 Super Puma, caiu catastroficamente após falha na transmissão do rotor principal. Não houve sobreviventes.
Em maio deste ano, um EC225 fez um pouso de emergência no mar devido a uma falsa indicação relacionado com uma possível falha na transmissão do rotor principal. Todas as 14 pessoas a bordo foram resgatadas a cerca de 30 milhas da costa de Aberdeen, também durante um voo para uma plataforma de petróleo.
FONTE e FOTOS: HSM
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
LEIA TAMBÉM: