A Marinha da Coreia do Sul (ROK Navy) informou hoje (05) que mais quatro helicópteros AW-159, de combate antissubmarino, se juntaram a frota de linha de frente para operações de combate.
A ROK Navy adquiriu oito AW-159, dividos em dois lotes. Os quatro primeiros entraram em serviço em fevereiro. “Os outros quatro entraram em operações marítimas hoje,” informou a Marinha em um comunicado. A sua localização não foi informada mas, uma fonte disse que os novos helicópteros vão operar perto da tensa fronteira no mar ocidental entre as duas Coreias.
O helicóptero bimotor pode ser armado com torpedos leves para guerra ASW, metralhadoras 12,7 mm e mísseis anti-navio. Também é equipado com sonar de imersão e um radar AESA, possuindo uma autonomia de 2h40min.
“Os oito novos helicópteros AW-159 de operação marítima possuem capacidades de combates ASW e ASuW superiores e estão totalmente operacionais. Nossas defesas foram ainda mais reforçadas”, disse o CDR. Kwak Han-jung, Comandante do Esquadrão 622 da Marinha.
Em resposta às crescentes ameaças submarinas do Norte, a ROK Navy planeja adquirir mais 12 novos helicópteros de guerra antissubmarino, em um programa avaliado US$ 782 milhões. A Leonardo Helicópteros, fabricante do AW-159, espera a encomenda de um novo lote, que tem como concorrentes o MH-60R e o NH-90.
FONTE: YPA
TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: DAN