Por Guilherme Wiltgen
Em 21 de março de 1971, ocorreu o primeiro voo do helicóptero Westland Lynx (WG-13) matrícula XW835.
Desde então, suas várias versões tiveram um enorme sucesso em diversas Forças Armadas.
A Marinha do Brasil, um dos primeiros operadores do Lynx no mundo, com o Lynx Mk21 (SAH-11).
Hoje o Esquadrão HA-1 opera a versão Super Lynx Mk21B (AH-11B), a versão modernizada do Super Lynx Mk21A (AH-11A).
Tendo em vista a similaridade de diversos equipamentos e sensores com o Wildcat, o AH-11B passou a ser designado como “WildLynx” na Marinha do Brasil.
Apropriadamente chamado de “o melhor helicóptero do mundo para navios pequenos”, nesses 53 anos a aeronave participou de diversos conflitos em diferentes teatros de operações, tais como a Guerra das Falklands/Malvinas e a Guerra do Golfo, comprovando a sua letalidade e efeiciência em combate.
Desde o seu voo inaugural, em 21 de Março de 1971, em Yeovil, o Lynx foi submetido a diversas modificações e modernizações, pela Leonardo Helicopters (antiga AgustaWestland), visando mantê-lo atualizado, ampliando suas capacidades para o atual cenário de guerra, tanto no mar quanto em terra.
A versão mais nova do consagrado Lynx é o AW159 Wildcat .
Em 2024, a Marinha do Brasil vai completar 46 anos de emprego do Lynx no 1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1).