Licitação reaberta para o programa VXX da Marinha Americana

S-92 - A aposta da Sikorsky e LM para o VXX
S-92 – A aposta da Sikorsky e LM para o VXX

A Marinha dos EUA pediu propostas da indústria para fornecer 21 aeronaves para substituir a frota de helicópteros presidenciais existentes – conhecidos como Marine One.

Esta é a segunda tentativa da marinha para completar o programa de substituição do Helicóptero Presidencial (VXX) depois de um contrato anterior ter sido cancelado em 2009, devido a aumentos de custos.

Sob a nova solicitação de propostas (RFP) divulgada em 3 de maio, a Marinha pretende conceder um contrato de incentivos de preço fixo para a fase de engenharia, fabricação e desenvolvimento (EMD), com opções de produção em 2014.

A primeira aeronave está programada para entrar em serviço em 2020, a Marinha pretende selecionar um contratante principal que pode integrar subsistemas de missão existentes em um projeto de helicóptero que já está em produção, como forma de reduzir custos.

Pedido de orçamento da Marinha para FY2013-17 inclui 1.9 Bilhões de dólares para o programa VXX. O vencedor do contrato EMD irá produzir seis aeronaves de teste, dos quais quatro se tornarão operacionais. Outros 17 serão construídos na fase de produção para completar o inventário de 21 helicópteros.

Durante a fase de produção quatro aeronaves serão construídas em Low Rate Initial Production (LRIP) parte 1, com mais cinco em LRIP 2 e, em seguida, as 8 restantes serão as de produção full-rate.

A Sikorsky é parceria da Lockheed Martin e vai oferecer uma variante do Helicóptero S-92, enquanto AgustaWestland está trabalhando com a Northrop Grumman em uma oferta baseada no helicóptero AW101.

AW101 – A aposta da AgustaWestLand / Northrop Grumman

Boeing também está considerando uma oferta, a empresa disse Shephard.

Será essa a Aposta da Boeing/Bell para o V-XX?

“Estamos revendo os requisitos descritos na RFP contra as capacidades e especificações do CH-47 Chinook, e com os nossos parceiros da Bell Helicopter, com relação ao V-22 Osprey”, disse a empresa.

Ou será essa a Aposta da Boeing/Bell para o V-XX?

O escopo da RFP inclui também equipamentos de apoio associados, o desenvolvimento de um sistema de treinamento, incluindo de vôo e dispositivo de treinamento de manutenção, bem como logística, engenharia, teste e suporte de avaliação.

O programa VXX foi concedido pela primeira vez em 2005 a uma equipe composta pela Lockheed Martin e a AgustaWestland, que foram contratadas para entregar 28 helicópteros VH-71.

O programa falhou devido ao excesso de custos e atrasos no cronograma que foram causados ​​por novas exigências que foram adicionados após a assinatura do contrato, duplicando o custo do programa para US $ 11,2 bilhões. Assim essa concorrência foi cancelada em 2009, após 9  aeronaves piloto e de teste terem sido entregues.

A nova aeronave VXX irá substituir a frota existente de helicópteros presidenciais é composta de 11 VH-3D e 8 helicópteros VH-60N que foram construídos pela Sikorsky e entraram em serviço nos anos70 e 80, respectivamente.

FONTE: Shephardmedia

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

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