Três Bell UH-1H-II Huey IIs, avaliados em mais de US $ 32 milhões, foram doados à Força Aérea Libanesa (LAF) pelo governo dos EUA.
Eles foram entregues pelo Embaixador dos EUA, Dorothy Shea durante uma cerimônia no final de janeiro na Base Aérea de Beirute, no Líbano.
Totalmente pintados em um esquema de camuflagem verde e cinza, eles ainda não tinham a insígnia LAF e as numerações aplicadas.
Os helicópteros, chegaram a bordo de um Antonov An-124 Ruslan, e serão parte crítica das operações de segurança terrestre e de fronteira da LAF, além de missões de busca e resgate, transporte de tropas e combate a incêndios.
Entre 1995 e 2001, a LAF recebeu pelo menos UH-1H Iroquois 25 excedentes do Exército dos EUA, embora não seja confirmado quantos permanecem em serviço. Os planos para aquisição do Huey II atualizado foram revelados em 20 de julho de 2012, em uma Cooperação de Segurança de Defesa dos Estados Unidos
Notificação da Agência (DSCA) de uma venda militar estrangeira planejada (FMS) para o Líbano de seis desses helicópteros.
Em 12 de dezembro de 2012, todos os seis foram entregues. A DSCA notificou o Congresso de um outro acordo via FMS cobrindo mais 18 para a LAF em 17 de setembro de 2014. Um contrato para três deles foi concedido à Bell em 15 de março de 2016, mas não está claro quando os contratos foram concedidos para os outros neste lote, embora tenha havido mais três entregas em março de 2016.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Air International