Por Chris Pocock
Seis Embraer A-29 Super Tucanos estão se dirigindo para o Líbano, apesar da instabilidade política continuada nesse país. Em uma venda no valor de $ 462.000.000 que é declaradamente, ser financiada pela Arábia Saudita, as aeronaves estão sendo fornecidas em uma venda através do Foreign Militar (FMS).
Esta é a segunda operação do programa U.S.Light Air Support (LAS), que também está fornecendo 20 aeronaves semelhantes ao Afeganistão. A Embraer e sua parceira nos EUA, Sierra Nevada Corporation (SNC), foi confirmada como a contratante principal do LAS, depois de uma competição muito disputada com a Beechcraft.
A U.S. Defense Security Cooperation Agency (DSCA), disse que as seis aeronaves serão usadas pelo Líbano no papel de apoio aéreo aproximado “para enfrentar os desafios presentes e futuros colocados pelas ameaças internas e segurança nas fronteiras.” O país está lutando para acomodar um número enorme de refugiados da vizinha Síria, bem como para resolver as tensões de longa data entre a sua própria população cristã, muçulmana xiita e muçulmanas sunitas.
As Forças Armadas Libanesas (LAF) operam caças Hawker Hunter e alguns Cessna 208B Caravans que podem disparar mísseis Hellfire. Mas a maioria dos meios é composto por helicópteros, alguns deles armados. A venda Super Tucano inclui 2.000 Advanced Precision Kill Weapons Systems (APKWS) e 8 ALE-47 countermeasures dispensing systems, ambos fornecidos pela BAE Systems North America.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: ainonline.com