A Leonardo anunciou que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai colocar em serviço seis helicópteros monomotores AW119Kx. A previsão é que a primeira aeronave seja introduzida no Brasil a partir do próximo ano, com a entrega dos helicópteros restantes prevista para ser concluída em meados de 2021.
Os AW119Kx serão operados pela Divisão de Operações Aéreas (DOA) a partir de suas bases em cinco Regiões do Brasil, e vão realizar uma série de missões, incluindo transporte, resgate, serviço médico de emergência, combate a incêndios, vigilância e aplicação da lei.
A seleção do AW119Kx pela PRF foi feita após uma rigorosa avaliação das capacidades técnicas para melhor atender às necessidades da corporação. A entrega desses helicópteros expandirá ainda mais a frota de helicópteros Leonardo usados por operadores de polícia, resgate e serviços públicos no Brasil, que já inclui os modelos AW119 e AW139. Os helicópteros terão configuração customizada incluindo, entre outros, glass cockpit Garmin G1000NXi, sistema eletro-óptico infravermelho, guincho de resgate, gancho de carga, Bambi Bucket para combate a incêndios, kit de rapel (em ambos os lados) para operações de forças especiais e avançado sistemas de comunicação.
Até o momento, existem mais de 190 helicópteros Leonardo de vários tipos operando no Brasil, desempenhando muitas funções, incluindo: transporte corporativo/privado, aplicação da lei, serviços públicos, transporte offshore e aplicações navais. À medida que o sucesso do produto Leonardo cresce, a Empresa se compromete a fortalecer ainda mais o nível existente de serviços localizados com a criação de um novo centro de apoio regional, administrado por Leonardo do Brasil, em Itapevi, a 30 km de São Paulo, cuja inauguração foi celebrada em fevereiro. O novo centro de suporte ampliará os serviços já prestados pela unidade existente com sede em São Paulo.