Leonardo vai fornecer dezoito helicópteros AW169M LUH para Áustria

Roma, 13/01/2022- A Leonardo e a Direção de Armamentos Aéreos e Aeronavegabilidade da Secretaria Geral da Defesa/Direção Nacional de Armamentos da Itália, assinaram um contrato para o fornecimento de Helicópteros Utilitários Leves AW169M (LUH) ao Ministério da Defesa austríaco. Avaliado em 346 milhões de euros, o contrato foi assinado no âmbito do Acordo Governo-Governo Itália-Áustria (G2G), que pretende reforçar a colaboração bilateral entre os dois países e estabelecer uma parceria estratégica no setor de helicópteros, com a Áustria olhando para a Itália e o programa AW169M LUH para a substituição de sua antiga frota de aeronaves Alouette III, que estão em serviço desde a década de 1960.

O programa prevê a entrega de 18 helicópteros, vindos da fábrica da Leonardo em Vergiate, no norte da Itália. Serão seis AW169 na variante ‘B’, 12 na variante multifuncional avançada ‘MA’ com equipamentos de missão integrados e sistemas de armas – além de um abrangente e personalizado pacote de suporte e treinamento. Os helicópteros poderão realizar uma ampla gama de missões de apoio aos requisitos de defesa austríacos e da comunidade nacional, como transporte de tropas, operações de combate, socorro a desastres e resposta a emergências, combate a incêndios, resgate em montanhas e MEDEVAC.

Espera-se que o primeiro AW169M LUH seja entregue antes do final do ano e todas as entregas de helicópteros devem ser concluídas até 2026. O contrato também inclui opções para mais 18 helicópteros. As tripulações austríacas aproveitarão o treinamento inicial fornecido com o apoio do Exército Italiano e sua experiência como operador de AW169M LUH, e também poderão contar com o fornecimento de dispositivos para treinamento e simulação.

A assinatura do contrato marca o mais recente passo decorrente da assinatura do documento preliminar G2G, firmado pelo Ministro da Defesa italiano, Lorenzo Guerini e pela Ministra da Defesa austríaca, Klaudia Tanner, em 2 de dezembro de 2021. O Ministro da Defesa italiano, Lorenzo Guerini, disse: “Nós estamos felizes com este resultado que inaugura uma nova fase de colaboração em compras. Demonstra a qualidade da tecnologia e dos produtos italianos através do reconhecimento internacional. Realmente acreditamos que o G2G é uma ferramenta de política industrial altamente eficaz e uma fórmula inteligente para apoiar as exportações.

Alessandro Profumo, CEO da Leonardo, disse: “Estamos animados com a conclusão da fase contratual da iniciativa G2G entre a Itália e a Áustria, que nos permite contribuir fornecendo a solução tecnologicamente mais avançada e econômica para cumprir o rigoroso requisito estabelecido pela colaboração entre os dois governos. Estamos ansiosos para começar a ser uma parte ativa na entrega deste importante programa.”

Gian Piero Cutillo, Diretor Administrativo da Leonardo Helicopters, disse: “Este contrato é mais uma prova do desempenho superior, capacidades inigualáveis ​​de última geração e suporte completo e treinamento de duas soluções do AW169M para realizar verdadeiras operações multifunção, atendendo às necessidades mais exigentes de operadores e pela eficácia e segurança do seu pessoal. O tipo garantirá um salto significativo para a defesa nacional e resposta de emergência na Áustria.”

O AW169

O helicóptero AW169M é a variante militar do helicóptero bimotor AW169 de última geração, projetado para os mais recentes requisitos FAR/JAR/EASA, bem como para os padrões militares, segurança interna a usuários governamentais. A plataforma apresenta potência, agilidade e manobrabilidade excepcionais, o que proporciona excelentes características de manuseio em uma ampla gama de condições operacionais, incluindo calor e altas.

O design exclusivo da transmissão fornece energia para sistemas hidráulicos, elétricos e de ar-condicionado com os rotores parados (modo APU) otimizando o tempo de resposta e a disponibilidade. A cabine é a mais espaçosa de sua classe e apresenta uma seção transversal de altura constante para reconfiguração rápida e facilidade de acesso.

Os pilotos se beneficiam de um conjunto de aviônicos de arquitetura aberta de última geração, incluindo um cockpit de vidro totalmente digital e visibilidade externa sem precedentes, fornecendo consciência tática e situacional avançada. Clientes em todo o mundo fizeram pedidos e opções para mais de 300 helicópteros AW169 hoje, incluindo militares e policiais/operadores de serviço público, para realizar uma série de missões, incluindo serviços públicos, vigilância, operações especiais, patrulha marítima, reconhecimento terrestre, treinamento, resgate e incêndio. Na Itália, a adoção do AW169M por operadores entre forças armadas e agências governamentais de aplicação da lei, substituindo muitos modelos antigos, oferece a vantagem de semelhanças e sinergias únicas de logística, operacional e técnica, certificação e treinamento nas crescentes frotas do AW169.

Isso fortalece a possibilidade de realizar operações conjuntas eficazes e seguras com outros usuários deste tipo moderno e representa um salto quântico na segurança interna, capacidade de resposta a emergências e custos/eficácia gerais ao longo do ciclo de vida nas próximas décadas. Mais de 130 AW169s já estão em serviço hoje e registraram mais de 100.000 horas de voo em operações em todo o mundo.

Sair da versão mobile