Leonardo entregou o 1º radar ECRS Mk2 para o Typhoon da RAF à BAE Systems para integração

A Leonardo entregou um protótipo ECRS Mk2 (European Common Radar System Mk2) para a BAE Systems, marcando o mais recente marco no programa de desenvolvimento em andamento para a frota Typhoon do Reino Unido.

A Leonardo está desenvolvendo o ECRS Mk2 em Edimburgo, a casa do radar aéreo de combate no Reino Unido, e Luton, onde a empresa conduz pesquisa, desenvolvimento e produção avançados de guerra eletrônica.

O radar agora passará por um trabalho de integração e testes em solo em preparação para seus primeiros testes de voo a bordo do Eurofighter Typhoon no próximo ano. Isso acontecerá nas instalações de teste de voo da BAE Systems em Lancashire, Reino Unido.

O ECRS Mk2 apresenta uma inovadora matriz multifuncional (MFA) que pode executar funções de radar tradicionais, como busca e direcionamento, bem como tarefas de guerra eletrônica. Isso significa que o Eurofighter Typhoon será capaz de localizar e impedir o uso do radar de um adversário com um poderoso ataque de interferência eletrônica, mantendo-se fora do alcance das ameaças.

Mark Stead, SVP Radar & Advanced Targeting, Leonardo UK, disse: “Esta entrega marca o próximo grande passo para garantir o lugar do Typhoon no futuro espaço de batalha, garantindo que o Reino Unido mantenha a liberdade de fornecer poder aéreo onde e quando for necessário. O ECRS Mk2 equipará os pilotos da RAF com a capacidade de localizar, identificar e suprimir as defesas aéreas inimigas, uma poderosa combinação de recursos que aumentará a letalidade e capacidade de sobrevivência do Eurofighter Typhoon e a capacidade de sobrevivência de outras forças amigas.”

Richard Hamilton, Diretor do Programa Typhoon, Europa – BAE Systems Air, disse: “O radar ECRS Mk2 é um dos vários recursos-chave que estamos integrando para garantir que o Typhoon seja a espinha dorsal da defesa aérea em todo o mundo nas próximas décadas. Juntamente com sistemas de missão aprimorados, sensores avançados, armas e monitores, estamos oferecendo uma capacidade soberana que manterá os pilotos da RAF seguros e garantirá que o Reino Unido tenha as habilidades para continuar a amadurecer as principais tecnologias que suportam suas futuras ambições aéreas de combate”.

Lyndon Hoyle, chefe da equipe de entrega do Typhoon (DE&S), o braço de compras do Ministério da Defesa do Reino Unido, disse: “A entrega do protótipo de radar para Warton é um marco importante neste programa empolgante. Isso só foi possível graças a muito trabalho e excelente colaboração entre o DE&S, Comando Aéreo e indústria: ingredientes para o sucesso que levaremos adiante na próxima fase do programa.”

O programa geral do Typhoon oferece suporte a mais de 20.000 empregos altamente qualificados em todo o Reino Unido. O trabalho de desenvolvimento do ECRS Mk2 está garantindo 600 funções, incluindo mais de 300 nas instalações de Leonardo em Edimburgo, 100 em Luton e 120 na BAE Systems em Lancashire. Com o novo radar e um pacote mais amplo de aprimoramentos para o Typhoon financiados pelo MOD do Reino Unido, espera-se que o programa combinado sustente até 1.300 empregos no Reino Unido.

Tendo em vista a potencial adoção futura do ECRS Mk2, a Leonardo na Itália também está contribuindo para o desenvolvimento, com engenheiros de Nerviano, em Milão, se juntando à equipe em Edimburgo. Como um passo para a participação total da Itália no programa ECRS Mk2, esta colaboração permitirá a aquisição de recursos de design de sistema que garantirão que o MoD italiano tenha controle soberano sobre o novo sistema de radar em todas as fases de sua vida operacional.

Além de sua parceria para entregar o ECRS Mk2, Leonardo UK e BAE Systems também são membros principais da equipe do Reino Unido para entregar o Global Combat Air Program (GCAP), uma parceria entre o Reino Unido, Itália e Japão que trará uma sexta geração aeronaves de combate em serviço em 2035. O envolvimento das empresas em ambos os programas criará oportunidades para desenvolver tecnologia e habilidades do ECRS Mk2 no conjunto de eletrônicos avançados da plataforma GCAP e vice-versa, eliminando riscos e acelerando ambos os programas.

TRADUÇÃOE ADAPTAÇÃO: DAN

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