Por Roberto Caiafa
O “Dia Seguinte” a interceptação de aeronave não cooperativa na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, flagrada no último sábado por um brasileiro morador da zona rural de Japorã, quase na linha de divisa, vem revelando lances dramáticos.
O monomotor interceptado, modelo EMB 721 Sertanejo prefixo PT-EXP já é velho conhecido das autoridades paraguaias da Secretaria Nacional Anti-Drogas (SENAD), uma vez que consta a sua preensão, transportando contrabando (produtos eletrônicos e medicamentos), em setembro de 2012 na cidade de La Paloma.
Uma olhada no mapa da região sugere que, após ser interceptada pelo A-29 Super Tucano do Esquadrão Flecha, baseado em Campo Grande, a aeronave empreendeu fuga a baixa altura, tentando se evadir para o espaço aéreo paraguaio, portanto, sem acatar as ordens dadas pela Força Aérea Brasileira, o que a tornou um alvo não cooperativo e hostil. Após as devidas verificações e averiguações, e constatada a ficha da aeronave, envolvida em crimes transnacionais, foram tomadas as medidas coercitivas de tiro de advertência, onde o caça atira no vazio voando lado a lado com a aeronave interceptada, de modo a forçá-la a obedecer as ordens do caçador.
Se ainda assim não houver a cooperação do alvo, é ordenado o tiro de detenção em áreas NÃO-LETAIS, de forma a não comprometer as características de voo do avião perseguido, mas forçando o seu pouso. Foi exatamente o momento registrado pelo morador de Japorã com seu celular, a última rajada do A-29, o desengajamento deste e a fuga do PT-EXP para o Paraguai. Ali, aquela aeronave voou a baixa altura, bastante danificada, margeando a fronteira, até voltar para espaço aéreo brasileiro e pousar de forma ilegal do Aeroporto Edu Chaves, em Paranavaí, cidade do estado do Paraná a menos de 70 km da fronteira paraguaia, onde foi abandonada pelos seus ocupantes, e posteriormente aprendida pela Polícia Federal.
Esse é o primeiro registro oficial da aplicação da Lei do Abate até o estágio do tiro de detenção. Como procedimento padrão, a identidade do piloto será preservada. Mais uma vez, foi comprovada a grande eficiência geral e extrema precisão do sistema de controle de tiro da aeronave Super Tucano, fabricada pela Embraer Defesa e Segurança em Gavião Peixoto, interior de São Paulo.
FOTOS recebidas via Whatsapp
NOTA da FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que a aeronave Neiva EMB-721C, matrícula PT-EXP, foi localizada em Paranavaí (PR), nesta segunda-feira, 26/10. O monomotor foi alvo de tiros após interceptação por um caça da FAB, no sábado, 24/10, durante uma operação rotineira de policiamento do espaço aéreo. Uma das asas da aeronave está danificada. A tripulação não foi encontrada.
A interceptação seguiu os passos previstos no decreto nº 5.144, de 16/07/2004, inclusive o tiro de detenção, que é o último recurso e visa forçar o pouso. As ações foram adotadas por se tratar de uma aeronave suspeita de tráfico de drogas que desobedeceu todas as orientações feitas pela defesa aeroespacial brasileira.
Brasília, 26 de outubro de 2015.
Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica