A força aérea israelense irá nomear os seus novos jatos Alenia Aermacchi M-346 de treinamento avançado ‘Lavi’, re-utilizando o nome anteriormente utilizado pelo caça desenvolvido pela Israel Aerospace Industries (IAI) na década de 1980 e abandonado por causa da forte oposição dos EUA.
O primeiro dos 30 M-346 deverá ser entregue à Israel em 2014, com a sua chegada prevista para transformar o atual sistema de treinamento de jatos velozes da Força Aérea.
Atualmente, os pilotos de caça israelenses se submetem ao estágio avançado do seu curso usando o Douglas A-4 Skyhawk e o Lockheed Martin F-16A / B. Após a introdução da nova aeronave, os alunos irão voar o M-346 Lavi, que será operado pelo esquadrão “Flying Dragon” (Dragões Voadores) da academia da força aérea na base aérea de Hazerim.
A aeronave de construção italiana permitirá que os pilotos treinar na operação de radar e sistemas de armas avançadas, com o uso de tecnologia de simulador para permitir mesmo “vôo em equipe”, a ser realizado no solo. O novo Lavi também levará alguns sistemas israelenses que irá torná-lo mais “sensível” às necessidades operacionais do serviço, diz uma fonte da Força Aérea.
IAI foi forçada a interromper o desenvolvimento do caça Lavi, em 1987, depois de ter construído dois protótipos do projeto da quarta geração.
FONTE: FlightGlobal
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval