O possível atraso na chegada de novas aeronaves vem no momento em que a Latam Airlines e a indústria da aviação na região sul-americana estão passando por uma situação adversa, especialmente o enfraquecimento do mercado brasileiro.
A Latam “está atualmente avaliando atrasar a chegada de um número de aviões de passageiros de longo alcance, com entregas programadas em 2017 e 2018, assim como sublocar ao menos um avião cargueiro”, disse a empresa em comunicado.
Para 2015 e 2016, o grupo planeja investir 1,689 bilhão e 2 bilhões de dólares, respectivamente, na frota de aviões.
Apesar do ajuste que avalia em sua frota, a empresa – que inclui a chilena Lan e a brasileira TAM – disse que isso não afeta a estratégia de longo prazo. Essa estratégia inclui o projeto de estudo de viabilidade de um hub no Nordeste do Brasil e o fortalecimento dos hubs de Brasília e São Paulo.
A companhia revisou sua projeção de margem operacional para baixo, para um intervalo de 3,5 a 5% ante estimativa anterior de 6 a 8%.
“No contexto de um cenário macroeconômico mais difícil no Brasil, causado pelo aumento da inflação e uma forte depreciação do real, a companhia decidiu revisar para baixo a previsão de margem operacional”, disse a Latam.
A Latam divulgou um prejuízo inesperado de 49,7 milhões de dólares no segundo trimestre, pressionada pelas operações no Brasil, seu principal mercado. O mercado esperava lucro de 4 milhões de dólares de acordo com uma pesquisa da Reuters.
FONTE: Reuters