Marignane, 13 de junho de 2024 – NH Industries (NHI) e a Agência de Gerenciamento de Helicópteros da OTAN (NAHEMA) assinaram um contrato para lançar o desenvolvimento e a qualificação da atualização do Block 1 do NH90 (também conhecida como Software Release 3). A Nahema atua em nome da Bélgica, Alemanha, Holanda e Itália. Este programa faz parte do Roteiro da Evolução do NH90 e constitui uma grande atualização em termos de capacidades para as variantes TTH (Tactical Transport Helicopter) e NFH (NATO Frigate Helicopter) do helicóptero NH90.
“A assinatura do contrato SWR3, que marca o lançamento da atualização do Bloco 1 do NH90, é um marco importante para o programa NH90 e é um sinal claro de que nossos clientes da OTAN confiam no NH90 e planejam operá-lo por muito mais décadas”, disse Axel Aloccio, presidente da NHI e chefe do programa NH90 da Airbus Helicopters. “Temos um plano claro para prolongar a vida útil do NH90 até 50 anos e precisaremos atualizar a aeronave para garantir que ela permaneça relevante no campo de batalha de amanhã. O programa Block 1 cobrirá os próximos dez a quinze anos. Além desse horizonte, também estamos planejando a atualização do Block 2 que definirá as futuras evoluções da plataforma e garantirá que ela continue a atender às necessidades do campo de batalha de amanhã”, acrescentou.
A primeira fase deste programa de 600 milhões de euros inclui uma atualização do NH90 Communication Suite e a integração do link de dados 22, permitindo além da interoperabilidade da linha de visão sem passar por comunicações satélitais. O IFF MOD 5 Nível 2 (a versão mais recente do dispositivo usada para identificar e rastrear aeronaves militares) também será integrada. Outras atualizações estarão disponíveis para os operadores e incluirão a integração de um sistema eletro ótico de última geração, um novo sonar de imersão e a integração do torpedo Mk 54 e o míssil anti-navio Marte ER. O NH90 após o Block 1 poderá navegar com um sistema de satélite de navegação global de nível civil (GNSS) e sistema de gerenciamento de vôo. A segunda fase do programa, que está atualmente em finalização, consistirá na implantação das melhorias de configuração do Block 1 em aproximadamente 200 NH90s, tanto NFH quanto TTH, no total.
A NHindustries é a maior joint venture Rotorcraft e é responsável pelo design, fabricação e suporte do helicóptero do NH90, um dos líderes da última geração de helicópteros militares. A empresa tira o melhor da indústria européia de rotores e defesa, de propriedade de helicópteros da Airbus (62,5%), Leonardo (32%) e GKN Fokker (5,5%). Cada empresa possui um longo pedigree aeroespacial e traz o topo de suas habilidades e experiência ao produto final.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN