Por Guilherme Wiltgen
A Light Helicopter Turbine Engine Company (LHTEC), uma parceria entre a Honeywell (50%) e a Rolls-Royce (50%), foi selecionada pela Marinha do Brasil para atualizar os helicópteros Westland Super Lynx Mk21A. O programa de modernização com o motor LHTEC CTS800-4N dará ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1) uma melhora significativa em suas capacidades, desempenho, alcance operacional e eficácia na realização de missões com a aeronave Super Lynx.
O CTS800-4N é certificado pelo Exército dos EUA (US Army) para uso militar, pela Administração Federal de Aviação (FAA) e pela Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA). O motor também concorre em vários programas de helicópteros na Ásia.
O desempenho do motor CTS800-4N é comprovado pelo seu uso no Lynx Mk9A, no Super Lynx 300 e no AW159 do Exército e da Marinha Britânica. O programa de atualização do motor proporcionará à Marinha do Brasil grandes melhoras de desempenho em ambientes quentes e elevados, através do aumento da carga útil e pela ampliação da área de operação. Estas melhorias são possíveis graças a várias características do motor CTS800-4N, líder em sua categoria, tais como consumo específico de combustível e relação potência-peso.
Durante a fase de desenvolvimento do programa RAH-66 Comanche, a família LHTEC CTS800-4N comprovou seu desempenho e confiabilidade e, desde então, tem assegurado inúmeras aplicações de produção. O excepcional baixo consumo de combustível do motor, que tem dimensões pequenas, leve e com alta potência, oferece uma grande variedade de opções de aplicação para os operadores.
As atividades de remotorização serão iniciadas na metade de 2015, na fábrica da AgustaWestland, em Yeovil, Inglaterra, com previsão de entrega do primeiro helicóptero à Marinha do Brasil no final de 2017. A conclusão da modernização das oito células está prevista para o início de 2019 e as aeronaves atualizadas serão designadas AH-11B Super Lynx.