KC-390 – Ensaios em voo devem recomeçar em breve

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Por Luiz Padilha

Após o primeiro voo do KC-390 em 3 de fevereiro deste ano, não ocorreram mais voos com o protótipo 01. Em atenção aos nossos leitores, ávidos por informações sobre o programa desta aeronave, orgulho de nossa indústria aeronáutica, o Defesa Aérea & Naval solicitou junto a Embraer, algumas informações, que compartilhamos abaixo:

DAN – Após o voo do protótipo do KC-390, a aeronave passou por uma grande inspeção. Quantos itens foram retirados para analise? 

Embraer – Alguns dos equipamentos da aeronave, bem como da instrumentação de ensaios, que não eram essenciais ao primeiro voo não estavam instalados, ou, em alguns casos, estavam instalados, mas não operacionais para aquele voo. Essa era uma condição planejada e normal nessa situação.

A parada da aeronave após o primeiro voo, chamada de “layup”, estava assim planejada para que fossem completados as instalações e os testes faltantes, de modo a ter o protótipo totalmente preparado para a campanha de ensaios. Durante essa parada programada, também algumas correções, identificadas como necessárias durante o desenvolvimento, foram planejadas e estão sendo executadas. É usual que a implementação de correções seja planejada aproveitando paradas previstas, para evitar interrupções no processo produtivo dos protótipos, ou na campanha de ensaios.

Um grande número de itens teve de ser removido da aeronave nesse layup, de modo a se ter acesso a todas as áreas onde instalações, ou retrabalhos precisavam ser feitos, o que tecnicamente não chamamos neste caso de inspeção, embora a operação seja semelhante às grandes inspeções por que podem passar as aeronaves ao longo da sua vida útil. Não contabilizamos esse tipo de trabalho pelo número de equipamentos removidos, ou instalados.

DAN – Após a analise destes itens, ocorreu algum tipo de adequação/atualização?

Embraer – Conforme explicado na pergunta anterior, esse trabalho estava planejado e não decorreu dos resultados do primeiro voo ou de inspeções realizadas após esse voo.

DAN – O segundo protótipo quando voar já estará com estes itens, caso tenha ocorrido alguma adequação/atualização?

Embraer – Todas as correções já identificadas estão sendo aplicadas ao segundo protótipo durante seu processo produtivo, de modo que ele deverá voar já totalmente preparado para a campanha de ensaios.

DAN – Qual dos 2 protótipos irá iniciar a fases de ensaios de voos?

Embraer – O primeiro protótipo retornará ao voo antes do início da operação do segundo.

O próximo voo deverá ocorrer em breve, quando então os ensaios em voo passarão a ser constantes.

*NOTA DO EDITOR: Gostaríamos de agradecer a atenção dispensada pelo Sr Valtécio Alencar do setor de Comunicação da Embraer Defesa & Segurança, que prontamente nos atendeu, possibilitando o esclarecimento de dúvidas dos leitores do DAN.

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