Por Ivan Plavetz via T&D
Ao divulgar o balanço correspondente aos resultados obtidos pela companhia no segundo trimestre de 2015, a EMBRAER anunciou também o novo cronograma do Programa KC-390, avião militar de transporte tático que está sendo desenvolvido pela empresa com suporte do Comando da Aeronáutica, além de parceiros internacionais e empresas brasileiras.
O protótipo decolou, pela primeira vez, em fevereiro deste ano. A campanha de ensaios em voo deverá ser iniciada ainda neste trimestre, e deverá durar entre 18 e 24 meses. A empresa espera alcançar a certificação do modelo até o final de 2017. As primeiras entregas estão marcadas para acontecer no primeiro semestre de 2018, sendo que a Força Aérea Brasileira (FAB) receberá os primeiros exemplares que sairão da linha de montagem final de Gavião Peixoto (SP). Vale lembrar que antes do anúncio do balanço, o prazo de entrega do primeiro avião do modelo para a FAB estava determinado para o final de 2016.
A reformulação do cronograma do Projeto KC-390 está relacionada com o contingenciamento de recursos financeiros implementado pelo Governo Federal. Sabe-se que a EMBRAER ainda aguarda repasses financeiros correspondente ao Programa KC-390 que já deveriam ter sido efetuados. Embora não mencionado no balanço, os programas de modernização dos aviões de combate da FAB (F-5 e A-1) também sofrerão atrasos e cortes com relação a quantidade de aeronaves que passarão pelo processo.