Chegou na manhã dessa sexta-feira (6 de dezembro), por volta das 07h40 na Base Aérea N.º 8 (BA8), em Ovar, o terceiro helicóptero UH-60 Black Hawk da Força Aérea Portuguesa, pertenece à Esquadra 551 – “Panteras”, reativada no final do ano passado para a missão de combate aos incêndios.
O helicóptero foi transportado por um avião KC-390 da Força Aérea Portuguesa, que partiu na quarta-feira (4), com destino a Dothan, Alabama (EUA), com escalas técnicas na Base Aérea N.º 4, Lajes, e Providence, nos EUA. O voo de regresso teve início no dia seguinte, com destino à BA8, efetuando escalas técnicas em Providence e na Base Aérea N.º 11, Beja.
O UH-60 Black Hawk destinado ao combate aéreo de incêndios e projeção de forças no terreno, permite o transporte de uma equipe de 12 bombeiros totalmente equipados e capacidade de transportar até 2.950 litros de água. Com autonomia de voo de 2h30, é um helicóptero utilitário bimotor médio, com um raio de ação de 555 km e uma velocidade máxima de 314 km/h.
Tratando-se de uma missão que exige uma experiência extrema, até 2026 as tripulações da Força Aérea responsáveis por operar o UH-60 Black Hawk passarão por uma fase muito rigorosa de treinamento de forma que seja atingida a capacidade com todas as condições de segurança.
Em 2018, o Governo português transferiu para a gestão da Força Aérea os meios do Estado para a missão de combate a incêndios. Neste seguimento, foram assinados contratos de aquisição de seis UH-60 Black Hawk, em grande parte financiados com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Os primeiros dois helicópteros foram entregues à FAP em novembro de 2023, com os restantes sendo entregues até 2025.
Em setembro deste ano, foi assinado o contrato para a aquisição de mais três helicópteros UH-60 Black Hawk, aumentando assim a frota para nove helicópteros, com previsão de entrega para até 2026.
FONTE: FAP
Uma dúvida: o C-130J consegue transportar um UH-60 ?
Wiltgen, no título está escrito que são UH-60M, mas NÃO são. Os 6 Black Hawk adquiridos pela FAP são antigos UH-60A, que foram totalmente revisados e recondicionados.
Apenas o título estava errado, pois ao digitar UH-60, o meu corretor ortográfico já puxou o M.
Sim, sim. Era só no título. Abraço,
Sem sobra de dúvidas os portugueses tem sido ótimos garotos propaganda dessa incrível máquina utilizando todas as capacidades. Excelente parceria e que deverá ser considerada em outra futuras.
Além dos Black Hawks reformados para combate a incêndios florestais que foram transferidos ao controle da FAP…
A FAP adquiriu os kits e pretende usar seus KC-390 no combate a incêndios florestais que tanto tem ameaçado as florestas Portugueses no verão???
Ainda no aguardo da notícia da primeira utilização do KC-390 na FAP em combate a incêndios florestais!!!