O ministro da Defesa, Raul Jungmann, esteve nesta segunda-feira (7), na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) para uma conversa sobre os avanços no âmbito do ministério para a indústria de defesa. Segundo o ministro, o encontro teve por objetivo apresentar aos empresários os temas desenvolvidos no âmbito da pasta nos últimos cinco meses de sua gestão.
“Temos nos debruçado imensamente nesta pauta”, explicou Jungmann. Ele disse que o ministério tem atividades das mais diversas indo da Operação Carro Pipa, que leva água para quatro milhões de nordestinos, passando por ações em Garantia da Lei e da Ordem (GLO), até mesmo as missões de paz.
O ministro informou que as Forças Armadas brasileiras participam das missões sob liderança das Nações Unidas em função do prestígio do país, como a capacidade de inserção diplomática e o desenvolvimento tecnológico. “Para nós é importante o fortalecimento da base industrial de defesa”, afirmou.
Reunião na FIESP
Jungmann esteve em São Paulo para participar da reunião da COMDEFESA, ligado à FIESP no âmbito da indústria de defesa. O ministro foi recebido pelo presidente de federação, Paulo Skaf, que na abertura da plenária destacou a importância de se fortalecer este segmento. “Estou aqui porque tenho enorme interesse neste tema”, contou Skaf.
Em seguida, o secretário de Produtos de Defesa (SEPROD)do MD, Flávio Basílio, fez a apresentação sobre os avanços que estão em curso. Ele destacou a necessidade de ajustes, em especial, no marco regulatório. Segundo Basílio, é preciso que o país tenha uma estratégia comercial para a indústria de defesa.
Para isso “os adidos militares vão ter um papel importante na promoção comercial”. Basílio contou que é preciso produzir um catálogo de produtos para que as autoridades possam apresentar no exterior e, desta forma, alavancar as exportações dos produtos nacionais.
Ele defendeu aproximação mais intensa com a Apex-Brasil, braço do governo na promoção comercial no exterior. O secretário contou também sobre os Diálogos da Indústria de Defesa (DID), iniciado mês passado com os Estados Unidos, e que em 2017 terá o incremento Brasil-Portugal e Brasil- Colômbia. Estão em curso o agendamento destes diálogos com a França, o México e o Reino Unido.
O secretário Flávio Basílio pediu que o empresários paulistas reservassem suas agendas para a LAAD 2017, uma das maiores feiras de segurança e defesa do mundo. Ela acontecerá entre os dias 4 e 7 de abril, no Riocentro, Rio de Janeiro.
Após a apresentação do secretário Basílio, os empresários fizeram indagações. O ministro Jungmann enfatizou sobre a importância desta conversa com a classe empresarial e o assunto será ampliado na próxima reunião, em janeiro de 2017.
O comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, o comandante Militar do Sudeste, general Mauro Cid, bem como autoridades militares e civis do Ministério da Defesa participaram da reunião na FIESP.
FONTE: Assessoria de Comunicação Social (Ascom)