Por Dylan Malyasov
A Força de Autodefesa Marítima do Japão (JMSDF) começou a testar a versão aprimorada do míssil de superfície antinavio Type-12 em uma configuração lançada por ar projetada para as aeronaves de patrulha marítima P-1. De acordo com vários relatos da mídia, uma aeronave de patrulha P-1 equipada com quatro mísseis modernizados Type-12 ar-superfície fez seu primeiro voo de teste da Naval Air Facility Atsugi em 10 de fevereiro de 2020.
A variante aprimorada lançada, foi a mais recente do míssil antinavio Type-12 que tem um alcance de mais de 300 km. Também é relatado que o avião de patrulha anti-submarino Kawasaki P-1 será capaz de transportar até 8 mísseis antinavio Type-12.
O Type 12 apresenta INS com orientação GPS no meio do percurso e melhor precisão devido aos recursos aprimorados de correspondência de contorno de terreno e discriminação de alvo. A arma é conectada em rede, onde a segmentação inicial e no meio do percurso pode ser fornecida por outras plataformas e também possui tempos de recarga mais curtos, custos de ciclo de vida reduzidos. Especialistas associam a intenção de Tóquio de criar um novo míssil antinavio com a atividade subitamente aumentada das forças aéreas da PLA Navy e dos navios da guarda costeira da China, invadindo constantemente o espaço aéreo e as águas territoriais do Japão nos últimos meses.
FONTE: Defence Blog
COLABOROU: Felipe Salles
TRADUÇÃOE ADAPTAÇÃO: DAN