Israel recebe seu primeiro C-130 J Super Hércules

Os novos C-130J Super Hercules da Força Aérea de Israel se juntarão à frota  de C-130 de modelos mais antigos, em serviço desde 1971 naquele país (Foto: Lockheed Martin)
Os novos C-130J Super Hércules da Força Aérea de Israel se juntarão à frota de C-130 de modelos mais antigos, em serviço desde 1971 naquele país (Foto: Lockheed Martin)

No dia nove de abril chegou a Israel o primeiro exemplar do transporte tático Lockheed Martin C-130J Super Hércules, de quatro unidades adquiridas para a Força Aérea de Israel (IAF). Batizado localmente de “Sansão” a entrega aconteceu durante cerimônia na Base Aérea de Nevatim, lar dos C-130 mais antigos, em operação naquele país desde 1971.

A configuração dos C-130J israelenses inclui cockpit de pilotagem com um terceiro assento necessário durante missões de longa duração (Foto: Lockheed Martin)

Pronto para operações em junho de 2013, o C-130J permaneceu nos Estados Unidos para treinar o pessoal de suporte ao novo avião. O cronograma de entrega dos três outros C-130J adquiridos especifica  que eles serão integrados à frota da IAF entre o último trimestre de 2014 e o início de 2015.

Eventualmente, Israel poderá assinar um contrato adicional, já em discussão, para adquirir mais duas unidades do tipo. Segundo a Lockheed Martin, o C-130J entregue para a  IAF representa uma nova geração de aviões de transporte que trará capacidades únicas e performances superiores.

A chegada do primeiro C-130J entregue para Israel foi acompanhada por aeronaves Boeing KC-135, C-130H e Gulfstream G550, este ultimo equipado com sistemas para missões especiais (Foto: Lockheed Martin)

Os C-130J estão sendo produzidos para Israel com uma configuração similar àquela utilizada pelas forças especiais dos Estados Unidos, incluindo aí cockpit de pilotagem com um terceiro assento, necessário durante missões de longa duração. Há planos para que esses C-130J sejam equipados com sistemas de produção local com capacidades operacionais especificas.

FONTE : T&D

 

Sair da versão mobile