O caça foi mostrado para o público pela primeira vez em fevereiro de 2013. Muitos analistas notaram imediatamente que o caça é muito pequeno, não tendo espaço suficiente para o conforto do piloto.
Segundo Ahmad Wahidi, antigo ministro da Defesa do Irã, o novo caça é furtivo para os sistemas de defesa do adversário e, do ponto da vista da forma da sua fuselagem ele está entre os caças mais sofisticados do mundo.
Apesar das declarações de altos responsáveis iranianos, os analistas têm dúvidas quanto às capacidades do Qaher-313. É verdade que a sua forma e o seu exterior são insólitos. Mas a parte frontal é demasiada pequena para acomodar um radar moderno. As turbinas são muito próximas da fuselagem. Isso quer dizer que os gases de escape podem simplesmente afetar o caça.
Naturalmente, a mídia iraniana publicou um vídeo do caça voando. Mas, mesmo a olho nu, se vê que não é um caça da quinta geração, mas um modelo pequeno telecomandado. Além disso, o vídeo não nos mostra a decolagem ou a aterrissagem do avião, as imagens não permitem estabelecer a dimensão verdadeira da aeronave.
FONTE: Sputnik