A Índia recebeu oficialmente o seu primeiro Boeing C-17 Globemaster III de transporte estratégico, tornando-se o oitavo país a operar essa aeronave.
New Delhi receberá mais quatro C-17 este ano, e os cinco restantes em 2014, diz a Boeing. Isso fará com Nova Deli a segunda maior operadora do C-17, após a USAF.
Depois de receber a aeronave, a tripulação da Força Aérea Indiana partiu para a Índia.
New Delhi está finalizado seus quase 1,8 bilhões dólares de vendas militares estrangeiras (FMS) para a compra de 10 C-17 feita em Junho de 2012, com a compra que visa dar sua força aérea a segunda maior frota do tipo no mundo, atrás dos EUA cuja Força Aérea atualmente opera uma frota de 218 aeronaves. O Reino Unido atualmente ocupa este status, com a Royal Air Force operando 8 aeronaves.
“Parabéns por esse marco da Força Aérea da Índia, que se une à comunidade mundial de operadores do C-17”, diz Tommy Dunehew, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Boeing para a Transporte, Vigilância e Engajamento.
“As nações se voltam para o C-17 por sua capacidade de executar uma ampla gama de operações, de manutenção da paz e de socorro, e para os movimentos de tropas em aeródromos semi-preparados. Esta aeronave irá fornecer à Força Aérea da Índia a versatilidade para aumentar a sua capacidade de transporte aéreo.”
Além do C-17, New Delhi também é provável que irá comprar mais seis transportes táticos C-130J adicionais, duplicando os números do tipo na frota da Força Aérea da Índia para 12 aeronaves e além disso eles tem opções para mais seis C-17.
FONTE: FlightGlobal
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval