Índia e França vão assinar acordo para aquisição de 26 caças Rafale M e mais 3 submarinos Scorpène

A Marinha indiana adicionará mais dentes ao seu arsenal nos próximos anos. O primeiro-ministro Narendra Modi deve assinar um acordo para a aquisição de 26 caças Rafale M para o porta-aviões INS Vikrant e a construção de mais três submarinos Scorpène (Classe Kalvari) no estaleiro Mazagon Dockyards Limited (MDL) através do “Make in India”, durante a visita de dois dias à França nesta semana.

Os acordos de defesa a serem assinados durante a visita do primeiro-ministro Modi a Paris em 13 a 14 de julho. O primeiro-ministro Modi e o presidente francês Emmanuel Macron também revelarão um roteiro bilateral para o Indo-Pacífico, com etapas específicas para garantir a liberdade de navegação e a segurança marítima para as rotas marítimas nas áreas contestadas pela China.

O Conselho de Aquisição de Defesa (DAC) foi convocado pelo ministro da defesa, Rajnath Singh, para conceder à Marinha Indiana a aquisição de 26 caças Rafale-M, bem como dar o sinal verde para a construção de mais três submarinos da classe Kalvari no MDL. Espera-se que o último dos seis submarinos da classe Kalvari, o INS Vagsheer, seja comissionado no próximo ano e que atualmente passa por testes.

Os três submarinos adicionais da classe Kalvari serão equipados com o AIP projetada pelo DRDO, mas será testada e validada pelo Naval Group.

O preço e os termos e as condições serão negociados posteriormente por meio de Governo a Governo, com o governo francês obtendo o melhor preço da Dassault Aviation. Todos os 26 caças serão da versão monoplace e os pilotos da Marinha indiana sendo treinados na França, bem como em simuladores em Goa.

 

 

O pedido de mais três submarinos da classe Scorpène não apenas fortalecerá a Marinha Indiana para enfrentar a expansão da Marinha Chinesa (PLA Navy) no Oceano Índico, mas também dará uma nova vida à capacidade de fabricação de submarinos no MDL.

FONTE: HT

Sair da versão mobile