Índia deseja adquirir mais 6 helicópteros Kamov KA-31

Kamov KA-31 da Marinha da Índia




NEW DELHI está planejando encomendar seis helicópteros de radar Ka-31 adicionais para a Marinha da Índia este ano, de acordo com o jornal indiano The Economic Times. Em maio do ano passado, o Ministério da Defesa do país anunciou planos para comprar dez Ka-31 por 3.600 crore (US $ 507 milhões; 390 milhões de dólares), mas não recebeu o financiamento esperado e, consequentemente, reduziu seus planos.

Kamov KA-31 Foto John Grandin

Como parte dos mesmos cortes no orçamento, a Marinha indiana reduziu o pedido de aeronaves de patrulha marítima Boeing P-8I adicionais de dez para seis.

Em agosto de 1999, a Marinha da Índia, como cliente de lançamento, fez um pedido no valor de US $ 92 milhões por quatro Ka-31 para o porta-aviões Viraat e três fragatas da classe ‘Krivak III’. Um contrato adicional para mais cinco helicópteros foi assinado em fevereiro de 2001. As aenonaves foram produzidas pelo KumAPP em Kumertau, na Rússia, e depois transportados para a oficina Kamov em Lyubertsy, onde os sistemas de missão foram instalados. Todos os nove helicópteros foram entregues na Índia durante 2003/04; eles receberam as séries da Marinha Indiana 561 a 569.

O próximo pedido indiano de mais cinco Ka-31 (séries 721 a 725) foi feito em 28 de agosto de 2009 e foi cumprido em 2011/12, totalizando 14 aeronaves. Todos servem com o INAS 339 ‘Falcons’ em Goa. Em 24 de setembro de 2007, a China encomendou nove helicópteros Ka-31 (numerados 9284 a 9364), que foram entregues em 2010/12. Até o momento, a Marinha Russa comprou apenas dois helicópteros Ka-31R, ’90 e 91 Red’, entregues em 2012.

O Ka-31 possui o radar E-801E Oko (olho) com uma antena retangular 19ft 8in x 3ft 3in (6 x 1m). Em voo de cruzeiro, a antena é dobrada horizontalmente para ficar plana com a parte inferior da fuselagem. Ao operar, a antena é abaixada, colocada na posição vertical e então acionada girando 360º. Os dados coletados sobre alvos aéreos e marítimos são transmitidos por meio de um link de dados de rádio codificado para postos de comando transportados por navios (ou em terra). As informações sobre os alvos detectados são processadas a bordo do navio, portanto, a única tarefa do navegador de helicóptero é observar os alvos na tela do radar.

FONTE: Air International

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

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