Incidente com P-95BM da FAB no Campo de Marte

bandeirulha_03

Por Guilherme Wiltgen

Uma aeronave P-95BM Bandeirulha, da Força Aérea Brasileira, sofreu um incidente aeronáutico na tarde de ontem (09) quando iniciou sua decolagem no aeródromo do Campo de Marte (SP).

Segundo informações, o trem de pouso dianteiro recolheu durante a corrida para decolagem, ocasionando a derrapada do P-95BM para a grama, ao lado da pista.

O P-95BM FAB 7103 foi a primeira aeronave modernizada pelo Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos (PAMA-AF) e foi recebida em 15.09.2015. Ela é empregada pelo Esquadrão Phoenix (2º/7º GAV), localizado em Florianópolis (SC).

O P-95BM está equipado com o radar Seaspray 5000E, que tem condições de detectar navios de grande porte a até 370Km de distância, conseguem acompanhar até 200 alvos simultaneamente, realizar mapeamento de terrenos e detectar aeronaves, entre outras funcionalidades. Também recebeu novos sistemas de navegação que oferecem maior precisão, o que é fundamental para uma aeronave que voa sobre o mar, sem referências visuais. Os sistemas de comunicações também foram substituídos.

Essas aeronaves também são empregadas em missões de busca e salvamento no continente, no mar territorial e também em águas internacionais.

No total, a FAB terá oito unidades modernizadas.

A FAB abriu uma investigação para apontar as causas e os fatores contribuintes para o incidente.

Sair da versão mobile