IEAv é convidado a participar do Condomínio Temático Aeroespacial de Minas Gerais

Condomínio Temático Aeroespacial de Minas Gerais

O Instituto de Estudos Avançados (IEAv), vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), foi convidado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais para participar do Condomínio Temático Aeroespacial de Minas Gerais.

A iniciativa, apoiada pelo governo Federal, objetiva congregar em fóruns de discussão o governo, instituições de Ciência e Tecnologia e a indústria em torno do fortalecimento do Polo Aeroespacial de Minas Gerais, em estruturação nos últimos anos visando a ampliar as ofertas de ensino, pesquisa, inovação e o comércio de produtos aeroespaciais.

O polo mineiro terá centros de desenvolvimento de tecnologias localizados nas cidades de Itajubá, para tecnologia de helicópteros; Lagoa Santa, para formação e capacitação de recursos humanos; Tupaciguara, para experimentos aeroespaciais e prototipagem; Uberaba, para fabricação de turbinas a gás e Diamantina, para manutenção de aeronaves e produção de biocombustíveis.

Parceiros

Além do IEAv também foram convidadas entidades como Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Helibrás, Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Apoio à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), o instituto francês Onera entre outras.

Na visita ao IEAv para formalizar o convite o secretário Narcio Rodrigues ressaltou as orientações contidas na Estratégia Nacional de Defesa (END), que apontam para a necessidade de políticas de ampliação do número de complexos tecnológicos aeroespaciais no país, hoje, praticamente, concentrados na região do Vale do Paraíba, em São Paulo.

Ele também frisou a importância da colaboração do IEAv na concepção de novos centros de desenvolvimento de tecnologias que serão instalados no interior do estado, de maneira que as pesquisas que vierem a ser realizadas complementem o que já é feito pela Aeronáutica, criando, assim, um círculo virtuoso em prol do fortalecimento do poder aeroespacial brasileiro.

O IEAv foi criado em junho de 1982 e tem como missão realizar pesquisa básica e aplicada, bem como desenvolver tecnologias experimentais e estudos avançados que lhe forem atribuídos em decorrência de Planos e Programas estabelecidos pelo DCTA.

Sair da versão mobile