A Israel Aerospace Industries (IAI) assinou recentemente um contrato de US$ 200 milhões para fornecer serviços de sistemas aéreos não tripulados (UAS) para um país na Ásia, relativo ao veículo aéreo não tripulado Heron (UAV) da IAI. Esta é a quarta grande transação de UAS anunciada pela IAI este ano. O nome do país asiático não será revelado por questões contratuais.
A família Heron lidera a variedade de UAVs da IAI. Os vários modelos Heron são usados regularmente para missões operacionais por mais de 20 clientes em todo o mundo. Controlado remotamente a partir de fragatas marítimas ou da costa, o Heron apoia missões terrestres e marítimas contra submarinos e guardas costeiros. Ele transmite informações enquanto está no mar, inclusive entre todos os sistemas de armas que participam de uma missão. O Heron UAS pode ser equipado com comunicação LOS ou SATCOM e apresenta flexibilidade operacional de “longo prazo” com decolagem, pouso e controle remotos automatizados, sem a necessidade de implantar um posto de controle próximo à pista.
O Presidente e CEO da IAI, Boaz Levy, disse: “O negócio é uma prova da forte satisfação de nossos clientes com os UAVs Heron, incluindo seu desempenho operacional e técnico. Nossos clientes escolhem repetidamente o Heron por sua ampla gama de missões de coleta de inteligência em diferentes configurações de solo e clima”.
O know-how e a experiência de UAS da IAI foram acumulados ao longo de quase 50 anos, representando dois milhões de horas de voo agregadas e mais de 50 clientes em todo o mundo. Essa experiência se soma ao serviço do IAI como centro de know-how tecnológico nacional e global nas áreas de defesa aérea, sistemas de radar, satélites, veículos pilotados remotamente, mísseis de assalto, aviação e cibernética.