Por Roy Choo
A Israel Aerospace Industries (IAI) apresentou uma versão atualizada do seu UAV Heron de média altitude e longo alcance (MALE) no Singapore Airshow de fevereiro. O Heron MkII baseia-se na experiência adquirida pela empresa no desenvolvimento de modelos anteriores do UAV. O Heron MkII incorpora um motor Rotax 915 iS, proporcionando uma melhoria de 50% na taxa de subida e um aumento de 16,6% na velocidade máxima em comparação com o Heron 1.
As características de desempenho permitem atingir uma altitude de 10.000m (35.000 pés), velocidade máxima de 140kts e resistência operacional máxima de 45 horas. O Heron MkII possui uma estrutura de fuselagem mais ampla e mais forte, permitindo um maior peso máximo de decolagem e carga útil. Isso permitirá novas configurações de sensores e radares, além de cargas úteis adequadas para inteligência eletrônica (ELINT) e inteligência de comunicações (COMINT).
A capacidade de operar em atitudes mais altas e utilizar sensores maiores e aprimorados permitem operações a uma distância maior do afastamento. A IAI pretende enviar o Heron MkII à Força Aérea da República de Cingapura (RSAF) para seus planos de renovação de UAV.
FONTE: AirForces Monthly
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN