A joint venture planeja oferecer três motores de teste para a Embraer este ano, e mais três no primeiro trimestre de 2014, informou o presidente da IAE, Jon Beatty. Segundo a Embraer, o primeiro KC-390 deverá voar no segundo semestre de próximo ano.
O motor V2500-E5, é quase idêntico ao “-A5″ do Airbus A320, devendo receber a sua certificação civil no terceiro trimestre de 2014. Sua produção começará no final de 2015 e o cargueiro da Embraer deverá entrar em serviço na Força Aérea Brasileira no início de 2016.
A produção do motor V2500 para clientes de companhias aéreas deve encerrar em breve com o aumento da procura pelo Pratt & Whitney PW1100G, mas o programa KC-390 deverá manter o motor em produção até 2025, disse Beatty. A Embraer já tem cartas de intenção para 60 aeronaves a partir de seis clientes, e vê um mercado de quase 730 novos aviões ao longo de 10 anos.
A parte interna dp V2500-E5 é praticamente idêntica à do “A5″, mas os acessórios externos são diferentes. A IAE está fornecendo o sistema de propulsão completa, incluindo a nacele, que está sendo produzida pela divisão Shorts da Bombardier e é semelhante à nacele da UTC Aerospace Systems do A320. O V2500-E5 deve produzir 31.33 libras de empuxo para o KC-390. O A5 é certificado para o A321 com 33.000 libras, portanto, nós temos quase 10% acima do requerido se necessário, diz Beatty.
A IAE já entregou mais de 5.700 motores e tem outro 1600 pedidos. Há uma oportunidade de vender mais de 700 motores para os A320 “clássicos” que ainda precisam ser entregues antes que a linha de produção seja totalmente orientada para o programa A320 NEO.
A produção está aumentando para mais de 500 motores neste ano, contra mais de 470 em 2012, e continuará a aumentar para mais de 530 em 2014, antes de começar a desacelerar com a produção do PW1100G pela Pratt & Whitney. “Temos pedidos firmes até 2018″, disse Beatty.
A P&W é dona de 66% do IAE, depois de comprar a participação da Rolls-Royce em 2010. Desde novembro, ela tem vendido tanto o V2500 para o A320 como o PW1100G para as famílias A320 NEO.
Dos 13 clientes do NEO (PW1100G), nove também são clientes do V2500, diz Beatty.
FONTE:Aviation Week
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval