HMCS ‘Bonaventure’ – Operações aéreas no porta aviões da Royal Canadian Navy

HMCS Bonaventute (CVL 22) - Flickr Donald Gorham



Trouxemos esse vídeo aos nossos leitores para mostrar como eram as operações aéreas na década de 60 em um porta aviões da Royal Canadian Navy (Marinha Real Canadense). Comparem com as operações em porta aviões atuais e vejam a clara evolução das aeronaves, dos equipamentos dos pilotos e da tripulação do navio.

 

O HMCS Bonaventure foi comprado da Marinha Real para substituir o HMCS Magnificent para operar aviões de combate e para conduzir atividades anti-submarinas.

O HMCS Bonaventure era um porta-aviões da classe Majestic, o terceiro e último porta-aviões a serviço da Marinha Real Canadense. O porta-aviões foi inicialmente encomendado para construção pela Royal Navy, da Grã-Bretanha, como HMS Powerful durante a Segunda Guerra Mundial. Após o fim da guerra, a construção do navio foi interrompida e só em 1952 esse trabalho recomeçou, desta vez para um projeto alterado para a Marinha Real Canadense.

HMCS Bonaventure (CVL 22) – Wikipédia

O navio entrou em serviço em 1957 renomeado como Bonaventure e, até o desmantelamento da embarcação em 1970, esteve envolvido em grandes patrulhas e exercícios navais da OTAN, tendo participado da Crise dos Mísseis de Cuba. Durante sua carreira, o HMCS Bonaventure recebeu três diferentes tipos de identificação no casco, RML 22, RRSM 22 e CVL 22. Após seu desmantelamento, o Bonaventure foi vendido para sucata e fragmentado em Taiwan.



Sair da versão mobile