HENSOLDT faz parceria com Starburst, aceleradora de startups para o FCAS

Taufkirchen/Alemanha – A HENSOLDT Ventures e a Starburst têm o prazer de anunciar o lançamento de seu acelerador para o programa FCAS. O programa convida start-ups da OTAN e de países aliados a propor ideias para sensores disruptivos. O objetivo do acelerador é criar um ecossistema direcionado às pequenas e médias empresas (PME), bem como às start-ups, para desenvolver aplicações de dupla utilização e de defesa para o Future Combat Air System (FCAS).

“Startups de todas as origens e setores estão convidados a se inscrever nesta experiência excepcional de acelerador”, disse Moritz Pichler, chefe da HENSOLDT Ventures. A HENSOLDT e a Starburst pretendem identificar e selecionar inovadores de primeira linha e fornecer-lhes ferramentas e orientação para navegar no ecossistema de defesa comercial e apoiá-los na rápida expansão. “Quer você seja um disruptor visionário nos estágios iniciais de desenvolvimento ou um empreendedor experiente que busca refinar a adequação do seu produto ao mercado, esta parceria o convida a fazer parte de uma jornada transformadora”, acrescentou Pichler.

“As tecnologias de dupla utilização são facilitadores essenciais para trazer inovação à indústria de defesa. Este programa conectará players não tradicionais com a HENSOLDT e proporcionará uma entrada orientada no FCAS, amadurecendo conjuntamente a tecnologia e estimulando o crescimento”, explicou Lukas Oberhofer, Diretor Geral da Starburst Alemanha.

O FCAS é essencial para a soberania aérea europeia. O sistema de sistemas deverá ser desenvolvido até 2040 e inclui um caça a jato de próxima geração operando em conjunto com drones e porta-aviões remotos que serão conectados através de uma nuvem de combate. Juntamente com as suas empresas parceiras alemãs, francesas e espanholas, a HENSOLDT iniciou o desenvolvimento de soluções de sensores da próxima geração na atual fase de desenvolvimento tecnológico do programa.

O programa de aceleração concentra-se em cinco temas tecnológicos: Sensores Disruptivos, Habilitação de IA, Eletrônica Impressa em 3D, Materiais e Componentes Eletrônicos e Tecnologias Inovadoras de RF. Após o período de candidatura, as start-ups selecionadas serão convidadas a participar num bootcamp com a HENSOLDT Ventures e a Starburst para desenvolverem ainda mais as suas soluções até ao final do ano. O Bootcamp oferecerá às start-ups a oportunidade de explorar uma prova de conceito com a HENSOLDT no âmbito do programa FCAS, participação em workshops dedicados sobre tópicos como aceleração de negócios, descoberta de ecossistemas de dupla utilização e cenário de investidores adaptados também para o setor de defesa como suporte de um gerente de conta Starburst durante o programa. As soluções mais promissoras serão selecionadas para projetos de implementação bem-sucedidos no FCAS.

“Estamos entusiasmados em apoiar a HENSOLDT na construção de um forte ecossistema de players disruptivos em torno do programa FCAS e em ajudar esses players a se tornarem mais resilientes ao longo da duração do programa. Na Starburst Aerospace, acreditamos firmemente no potencial destas start-ups inovadoras para moldar o futuro da indústria aeroespacial.” disse François Chopard, fundador e CEO da Starburst.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile