Taufkirchen (Alemanha) – A HENSOLDT está mais uma vez equipando helicópteros das forças armadas ucranianas com sensores de detecção e autoproteção de última geração. O pedido inclui soluções adicionais de autoproteção AMPS (Airborne Missile Protection System). O valor do pedido está na faixa de dois dígitos de milhões. Com essa entrega, a HENSOLDT está fornecendo às forças armadas ucranianas equipamentos modernos necessários devido aos eventos atuais. A HENSOLDT entregou 16 soluções de autoproteção AMPS às forças armadas ucranianas pela primeira vez em junho do ano passado.
“Com o AMPS, estamos aumentando as capacidades de defesa dos helicópteros ucranianos,” diz Tanya Altmann, Chefe da Divisão de Soluções de Optrônica & Terrestres da HENSOLDT. “Ao integrar esta plataforma, que é nova para nós, estamos protegendo as tripulações contra uma ampla gama de ameaças, especialmente de mísseis terra-ar e ar-ar.”
O Sistema de Proteção contra Mísseis Aerotransportados é uma solução de autoproteção flexível e autônoma para helicópteros e aviões. Graças ao seu design modular, o AMPS pode ser facilmente configurado para atender a requisitos operacionais específicos e diferentes perfis de missão. Os componentes do AMPS são o Sensor de Detecção de Lançamento de Mísseis (MILDS), uma Unidade de Controle e Display AMPS (ACDU) e o sistema de confirmação ativa (MACS), que determina a distância e a velocidade dos mísseis detectados e elimina alarmes falsos. Os Sistemas de Dispensação de Contramedidas (CMDS) já instalados nos helicópteros podem continuar a ser operados com a configuração atual do AMPS.
Uma alta porcentagem das perdas de aeronaves em áreas operacionais recentes foi causada por mísseis infravermelhos terra-ar (IR SAMs). Além disso, ameaças de laser e radar são cada vez mais comuns nos teatros de operações. Para detectar essas ameaças de forma confiável, o AMPS pode ser configurado com sistemas de alerta de mísseis, laser e radar para garantir a melhor proteção possível por meio de detecção rápida. A HENSOLDT já equipou mais de 2.000 diferentes plataformas aéreas com o AMPS.