Helicóptero UH-17 embarca pela primeira vez no NAM ‘Atlântico’

Por Guilherme Wiltgen

Após realizar sua primeira Operação Antártica (OPERANTAR), o Airbus H135 (UH-17 na MB), novo helicóptero do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), embarcou pela primeira vez no Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico (A 140).

O UH-17 fez sua estreia junto aos meios operativos da Esquadra durante a Operação ADEREX-Anfíbia/Superfície 2021, que acontece entre os dias 20 e 28 de maio, em apoio logístico móvel ao Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) do 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (HS-1).

Devido às suas capacidades de busca e salvamento, esclarecimento visual, transporte de carga e de pessoal e evacuação aeromédica, uma vez que possui o kit de UTI, o H135 vai ampliar ainda mais as capacidades dos hospitais de bordo do NAM Atlântico e do NDM Bahia.

Face a sua cabine ampla e de fácil acesso, do maior peso máximo de decolagem, da maior capacidade de carga do gancho, de novos e mais confiáveis equipamentos e aviônicos, ainda possui painel compatível com o emprego de Óculos de Visão Noturna (OVN), também serão utilizados durante missões na proteção da Amazônia Azul.

As três aeronaves foram adquiridas em 2019 para substituírem os helicópteros AS355F2 Esquilo Biturbina nos Destacamentos Aéreos Embarcados (DAE) dos navios que apoiam à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

Originalmente construído para missões EMS (Emergency Medical service), os três H135 sofreram adaptações na Helibras, em Itajubá, para atender as especificações da Marinha do Brasil.

FOTO: MB

Para conhecer mais sobre o UH-17, assista a entrevista do CF Erickson e voe de carona com o DAN:

UH 17: Conheça o novo helicóptero da Marinha e voe com o DAN TV

Sair da versão mobile