Por Guilherme Wiltgen
No dia 27 de Dezembro, na sede da Helibras, em Itajubá (MG), foi concluído o recebimento da aeronave UH-15A Super Cougar N-7203, terceiro e último H225M versão C-SAR da Marinha do Brasil.
Esta aeronave foi especialmente projetada para se dedicar à missão de Combate SAR, cuja missão tem por objetivo o regaste de tripulações abatidas ou que tenham se acidentado em território hostil durante um conflito.
Para tanto, foi incorporado o sistema EWS (Eletronic Warfare System), conjunto de equipamentos auxiliares de defesa, composto por sensores que alertam com antecedência as tripulações sobre ameaças de radares (RWR – Radar Warning Receiver), emissão laser (LWS – Laser Warning Subsystem) e mísseis hostis (MWS – Missile Warning Subsystem).
Outro equipamento exclusivo do UH-15A (C-SAR) é o PLS (Personnel Locator System), equipamento que permite a localização precisa das tripulações a serem resgatadas, sendo a troca de informações criptografada, possibilitando segurança no cumprimento da missão.
Para garantir a sobrevivência do helicóptero, quando operando em ambiente hostil, ainda conta com o Supressor de Radiação Infravermelho (JDD -Jet Dilution Device), dispositivo instalado na saída de gases do motor, com o objetivo de diminuir a assinatura térmica, e também com o dispenser de contramedidas Chaff/Flare.
Com a entrega do N-7203, a Helibras totaliza quatro H225M entregues esse ano e o 34° helicóptero dentro do programa H-XBR.
FOTOS: Helibras