A Helibras entregou, nesta quarta-feira (28), um helicóptero AS350 B3e para a Polícia Civil do Rio Grande do Sul – a primeira aeronave a ser operada por essa corporação no Estado.
Ela foi entregue pelo Gerente do Mercado Governamental, Mauro Ayres, e foi recebida, em Porto Alegre, pelo governador Tarso Genro. A aquisição é decorrente da execução do Convênio número 11/2009 PRONASCI/SENASP/MJ com o Estado do Rio Grande do Sul.
O B3e é a mais recente versão da família Esquilo, fabricado há 30 anos no Brasil e com recentes atualizações em seus componentes. O modelo traz motor Turbomeca Arriel 2D, de 952 shp ,além da configuração multimissão, com moderno sistema de comunicação e navegação, rádio policial, trem de pouso alto com degrau alongado, corta cabos, separador de partículas, 2 portas corrediças, guincho de salvamento para 204 kg, gancho de carga para 1400 kg, equipamento de combate a incêndio, farol de busca com 30 milhões de candelas, kit rappel para lançamento por ambos os lados da aeronave, duplo comando, assentos anti-crash para os pilotos, assentos operacionais para tropa, maca dobrável para resgate, pintura de alta visibilidade das pás dos rotores, entr e outros equipamentos destinados às atividades da Polícia Civil.
O Rio Grande do Sul é um dos parceiros mais antigos da Helibras e opera duas aeronaves Esquilo desde 1981, por meio da Brigada Militar do Estado.
A família Esquilo está há mais de 35 anos no mercado e é um dos principais modelos vendidos em todo o mundo. As aeronaves somam mais de 22 milhões de horas voadas. Na mais recente versão, AS350 B3e, cinco unidades já operam no Brasil, entre eles, o da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul.